Os Colegiados Setoriais de Cultura – instancias de assessoria do Ministério da Cultura / CNPC (Conselho Nacional de política Cultural), no qual participam profissionais brasileiros, surgiu em 2005 como Câmaras Setoriais de Cultura, tendo em sua composição 2 representantes do Paraná (Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto VIDAL APAP-PR e Fórum das Entidades e Newton Rocha Filho – GOTO) e agora no final de 2009 estará se renovando elegendo novos representantes de todas as regioes do Brasil.
Em um processo de continuidade ao Plano Nacional de Cultura o MINC em 2008, decidiu dar continuidade aos trabalhos das Câmaras Setoriais transformando-as em uma instância permanente onde profissionais eleitos de cada regiao do Brasil possam participar ativamente do processo de implantação do Sistema Nacional de Cultura passando a ser chamadas de Colegiados Setoriais de Cultura.
Tudo começou através do Seminário Nacional de Artes Visuais no Rio de Janeiro onde foram eleitos 15 representantes titulares e seus suplentes seminário tido como histórico pela classe artística, vez que a área das Artes Visuais é tida como a menos organizada politicamente e nesse sentido, o encontro realizado e organizado pela equipe do CAV – Centro de Artes Visuais da FUNARTE RJ foi muito produtivo pois, foi ali vieram reflexões e avaliações das políticas (in)existentes para a classe das Artes Visuais.
Nos 4 anos da Câmara Setorial de Artes Visuais foram apontadas documentalmente diversas metas, diretrizes e planos de ações, as quais tiveram reflexo direto em projetos do Ministério da Cultura e de algumas regiões do Brasil.
Por exemplo, a solicitação de um orçamento mínimo para a Cultura (PEC 150) – que está em trânsito no Congresso Nacional – a revisão da Lei Rouanet, a criação de editais específicos por áreas artísticas, a concepção de haver outros mecanismos de fomento à produção artística que não só as leis de incentivo e etc, foram alguns dos pontos cruciais que foram levantados por muitas das Câmaras Setoriais de Cultura (artes visuais, teatro, dança, musica e circo).
Gracas a ação do Governo Federal – MINC, os profissionais puderam opinar e pensar em conjunto nas melhorias a serem planejadas e implantadas a médio/longo prazo a todos os níveis de governo – federal, estadual e municipal.
O panorama agora é outro e o processo agora é de renovacao e articulacao. E é neste sentido que o Ministério da Cultura através dos Colegiados Setoriais de Cultura FUNARTE, está organizando fóruns para começar novamente o processo de discussão e eleição dos novos representantes de cada área para cada colegiado.
O Colegiado de Artes Visuais terá duas reuniões aos profissionais das Artes Visuais do Sul do país, uma será em Curitiba no dia 18 de novembro e a segunda será em Florianópolis em data a ser definida (provavelmente no inicio de dezembro).
Neste sentido, que se faz realmente necessário, a presenca ou manifestacao da classe artística do Paraná (artistas, estudantes, professores, criticos, curadores, diretores, coordenadores, agenciadores, e etc) para podermos desenvolver as questões internas para poder encontrarmos pessoas articuladas (e sem interesses pessoais e busca de status), para participar desse processo democrático para pensar as questões e as políticas públicas para as Artes Visuais a nível federal.
Nesta reunião em Curitiba estarão profissionais dos três estados do sul do Brasil, os quais estarão discutindo o panorama da atuação política regional para as artes visuais assim como uma prévia dos interessados em se candidatarem para serem representantes e suplentes do Colegiado Setorial de Artes Visuais 2010/2012.
Na segunda reunião que acontecerá em Florianópolis, será realizada a eleição final dos representantes e de seus respectivos suplentes que participarão por sua vez na Pré-Conferencia Setorial de Artes Visuais a ser realizada em Brasília no final de Janeiro de 2010 e nas posteriores reuniões do CSAV.
Serviço:
– 18 de novembro ás 14hs – Fórum
Regional de Artes Visuais coordenado pelos representantes do
Colegiado Setorial de Artes Visuais MINC/FUNARTE em CURITIBA,
PR, Solar do Barão, sala SCABI.
– Início de dezembro (data a ser definida na reuniao de Curitiba) –
Fórum Regional de Artes Visuais coordenado pelos representantes do Colegiado Setorial de Artes Visuais MINC/FUNARTE em FLORIANÓPOLIS, SC em lugar a ser divulgado.
(Nesta reuniao serao eleitos os novos representates da REGIAO SUL
para o CSAV).
Foto ilustrativa: Construção Monumento (Luiz Gagliastri)