Institucional

Nome: APAP/PR – ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ARTISTAS PLASTICOS DO PARANÁ

Registro: Sociedade civil de interesse e utilidade pública, constituída em 21 de maio de 1983, com estatuto inicial registrado no Cartório de Títulos e Documentos – 2° Ofício sob o n° 4154 Livro “A3” em 21/09/1983, uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e de duração por tempo indeterminado.

CNPJ n°: 77.974.640/0001-27

Sede: Arcadas de São Francisco, 107, sala 07 – Curitiba – Paraná – CEP: 80510-010.

Galeria da APAP/PR: Sala Osmar Cromiec – Arcadas de São Francisco,107, sala 11, Curitiba – Paraná – CEP: 80510-010.

Fone: (041) 3232-0408

E-mail: apap@apap.com.br

Site: http://www.apap.com.br

Finalidades

Finalidade promover a arte, a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio estético, histórico e artístico através do estudo, da coordenação e da proteção da prática profissional dos Artistas Plásticos em suas mais amplas e variadas manifestações, incentivando deste modo o desenvolvimento artístico, paisagístico, turístico e econômico com responsabilidade social.

Diretrizes

Buscar através dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, o desenvolvimento das seguintes atividades:

I – Desenvolver a inclusão social por meio de aprendizado, capacitação e valorização da arte, da cultura, da crítica, do artista e do público das artes plásticas;

II – Desenvolver projetos de geração de renda e inclusão para artistas plásticos e afins;

III – Conceber, produzir, viabilizar, administrar e gerenciar cursos, seminários, congressos, campanhas educativas, projetos culturais, sociais e atividades similares que visem estimular o aprimoramento profissional e individual dos artistas plásticos, assim como o empreendedorismo cultural;

IV – Desenvolver produtos e serviços que visem a sustentabilidade da Instituição;

V – Promover através da educação e das artes plásticas, o desenvolvimento social;

VI – Desenvolver estudos, pesquisas, avaliações, programas e projetos artísticos nas áreas: social, saúde, meio ambiente, cultura, cidadania, educação e profissionalização.

VII – utilizar a Arte e a Cultura para desenvolver talentos em crianças e adolescentes, jovens e na terceira idade, para resgate da dignidade e/ou Inclusão Social.

VIII – Viabilizar assistência técnica para instituições públicas ou privadas, no planejamento, mobilização de recursos e implantação de projetos culturais e artísticos; incentivar ações voluntárias, adoção de códigos de ética e de conduta cultural, promovendo as artes plásticas nos locais de lazer, de trabalho e na comunidade.

IX – Promover parcerias e intercâmbio entre artistas plásticos associados, com empresas, com organizações não governamentais, poder público e agências, facilitando a atuação articulada de empresas e organizações empresariais com responsabilidade social para ações locais, nacionais e internacionais; estimular estudantes, futuros administradores de empresas, a assumir valores de responsabilidade cultural e artística;

X – Participar da criação e organização de fóruns que tenham como objetivo a promoção da cultura e especialmente das artes plásticas.

XI – Instalar e manter, na medida de suas possibilidades econômico- financeira, uma galeria de arte para a divulgação, promoção e comercialização dos trabalhos de seus associados.

XII – Defender os direitos Autorais, o direito de imagem e lutar pela categoria profissional do artista plástico.

XIII – Manter um site na internet para divulgação de informações relativas ao universo das artes plásticas.

XIV – Divulgar e documentar as atividades dos seus Associados.

XV – Desenvolver outras atividades necessárias ao cumprimento dos objetivos sociais.

XVI – Promover e apoiar ações de responsabilidade por danos ao meio ambiente que causem lesão a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico e a bens formados pelo espaço urbano fechado (edificações) e aberto (ruas, praças, áreas verdes, espaços livres) da União, Estados e Municípios através de Ação Civil Pública (artigo 5º, incisos I e II da Lei 7.347/85), Ação Coletivas, ou pelo incentivo de Ações Populares.

Atividades realizadas com a participação da APAP/PR

1983 – Iª Exposição coletiva de artistas plásticos da APAP/PR – Galeria Studio Krieger – Curitiba – PR.

1983 – Ciclo de palestras sobre artes plásticas com – Fernando Bini, Alfi Vivern, Marisa Bertoldi, Renato Jardim e o jornalista Paulo Leminski – Biblioteca Publica do Paraná – Curitiba – PR.

1984 – II – Exposição coletiva de artistas plásticos da APAP/PR – sala de exposições do Teatro Guaira – Curitiba – PR.

1987 – Exposição coletiva APAP/PR – sala de exposições do Teatro Guaira – Curitiba – PR.

1995 – Exposição coletiva – Flores – artistas da APAP/PR – Curitiba – PR.

1996 – Exposição coletiva – Grandes Idéias em Pequenas Superfícies – artistas da
APAP/PR, na sede da entidade – Galeria Schaffer – Curitiba – PR.

1996 – Exposição Natureza Morta – Expressão Contemporânea – artistas da APAP/PR na sede da entidade – rua 15 de novembro 416, Curitiba – PR.

1997 – Inauguração da Galeria de Arte da APAP/PR, Sala Osmar Chromiec – rua Jaime Reis 107, sala 11 – Curitiba – PR.

1999 – Palestras com Fayga Ostrower – A Grandeza Humana – Curitiba – PR.

2000 – Realização da Exposição Brasil 500 anos – Shopping Crystal – Curitiba – PR.

2000 – Participação no III° Encontro de Secretários de Cultura do PR- Universidade do Professor – Faxinal do Céu – PR

2000 – Realização da Exposição – Em Busca da Paz – Shopping Crystal – Curitiba – PR.

2000 – Indicação de representantes no Conselho Estadual de Cultura, nas comissões de analise de projetos através das Leis – Municipal de Curitiba e Estadual do PR.

2000 – Participações de júris de seleções para os espaços Estaduais oficiais, bem como definição dos expositores nos espaços regidos pela SEEC, MAA, MAC, CASA JOAO TURIN.

2000 – Participação na seleção espaço culturais da Caixa Econômica Federal.

2000 – Participação no desenvolvimento do Programa Conta Cultura.

2000 – Instalação do Fundo Municipal de Incentivo a cultura.

2001 – Nomeação de representantes da APAP/PR em outras cidades, Ponta Grossa – PR, Paranaguá, Cascavel, Toledo entre outras.

2001 – Publicação do livro Brasil 500 anos de arte.

2003 – Participação no projeto Retratos de Belchior com exposição e show, Curitiba, Brasília e Salvador;

2003 – Realizações de exposições e debates em homenagem à Helena Kolody – Curitiba – PR

2003 – Criação do PROFAP – Ciclos de Palestras da APAP/PR sobre temas que envolvem a capacitação e o profissionalismo dos artistas Plásticos.

2003 – Realização de Palestra (PROFAP) – Rosimeri Odahara – Professora de história da arte do Museu Alfredo Andersen e da Faculdade de Artes do Paraná

2004 – Realização de Palestra (PROFAP) – Historia da Arte – Maria Cecília Araujo de Noronha, professora de História da Arte e Estética, membro da Associaçao Brasileira de Criticos de Arte.

2005 – Realização de Oficina de Arte – Artista Plástica Carla Schwab – Secretaria Municipal – Ponta Grossa – PR.

2005 – Realização de Palestra – Projeto Arte -Marcus Liberato/ Alani Fonseca de Mello – Secretaria de Cultura – São Jose dos Pinhais – PR.

2005 – Realização de Palestra – Fotografia Digital – Alice Varejão e Zeca Ricetti – AMA- Parque São Lourenço – Curitiba – PR.

2005 – Realização de Palestra (PROFAP) Ana Lucia Velásquez – Sesc – Ponta Grossa – PR.

2006 – Realização de Palestra (PROFAP) – Rafael Greca de Macedo – Espaço Cultural Mokiti Okada – Curitiba – PR.

2006 – Realização de Palestra (PROFAP) – Rafael Greca de Macedo – Ponta Grossa – PR.

2006 – Exposição coletiva, Arte Contemporânea – artistas associados da APAP/PR Memorial de Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva – Meio Ambiente – participação de 12 artistas plásticos associados da APAP/PR – Salão do Museu – Jardim Botânico – Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva “Aquarelas e Esculturas” – Artistas Elfriede RakKo, Marcus Liberato, Teresa Koch e Irani Issa- Galeria da APAP/PR – Osmar Chromiec- Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva, artistas Cristina Araújo , Marisa Vidigal, Inês Zenere e Kátia Velo – Galeria da APAP/PR – Sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2007 – Exposição cletiva, artistas Ida Bergamini, Rosa de Marchi e Viviane Zeni – Galeria da APAP/PR, Sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva, artistas Geórgia Ribeiro, Anazilda Simões da Rocha e Ana Godoi, galeria da APAP/PR – sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2007 – Exposiçao coletiva, artistas Fabrizio Andriani, Kátia Kimieck e Dejacy Lourenço – Galeria da APAP/PR – Sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2007 – Exposição Individual, artista Belmiro Santos – Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba –PR.

2007 – Exposição coletiva, artistas da APAP/PR Anna Rocha, Aristide Brodeschi, Tânia Leal e Suzana Goyeneche – Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva, 12 artistas de Paranaguá – PR, no espaço cultural do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em parceria com a APAP/PR – Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva, 12 artistas da APAP/PR – “Amigos do HC”- Associação dos Amigos do Hospital de Clinicas – Ateliê de Arte Rosa Bruinje ,em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2007 – Exposição coletiva, 18 artistas da APAP/PR – Colégio Militar de Curitiba, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2007 – PROFAP VII – Palestra “Os Valores da Arte e a Profissionalização do Artista”, Maria Cecília Araújo de Noronha, professora de Historia da Arte e Estética, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Enoque Sacramento, Jornalista e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte – Sesc da Esquina – Curitiba – PR.

2007 – Palestra – “Artistas Fugindo da Mediocridade”, por Ernani Buchmann, escritor e publicitário – auditório do Museu Alfredo Andersen – Curitiba – PR.

2008 – ¨Mostra 25 anos da APAP/PR ¨- obras dos artistas plásticos da 1ª diretoria da entidade – Hall da Secretaria de Estado da Cultura – Curitiba – PR.

2008 – Mostra de Artes Visuais – 25 anos da APAP/PR, obras de artistas da entidade e comemoração ao dia do Artista Plástico – Memorial de Curitiba – Curitiba – PR.

2008 – Lançamento do Selo Personalizado em comemoração aos 25 anos da APAP/PR e Mostra de obras de artistas da entidade – Shopping Crystal Plaza, Piso L2 – Curitiba – PR.

2008 – Exposição ¨Consciencia do Meio¨ – artistas associados da APAP/PR – espaço cultural Frans Krajcberg – Jardim Botânico, em parceria com a APAP/PR Curitiba –PR.

2008 – Exposiçao ¨25 anos da APAP/PR¨ 25 artistas da entidade – MAC – Museu de Arte de Cascavel – PR.

2008 – Exposição ¨Elemento Fogo¨ com a artista da APAP/PR, Iara Martins – no espaço cultural Frans Krajcberg, Jardim Botânico, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2008 – Exposição coletiva ¨25 anos da APAP/PR¨- artistas da entidade, Casa da Cultura ¨Monsenhor Celso¨, Paranaguá – PR, em parceria com a APAP/PR.

2008 – Projeto ¨Arte nos Muros¨ promovido pela Copel – artistas da APAP/PR, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Londrina e Maringá – PR.

2008 – Exposição Individual ¨Arte e Ecologia¨ – artista plástica Claire Mathie Roderjan, Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2008 – Lançamento do selo personalizado e exposição ‘Impressões”– 25 Artistas Plásticos da APAP/PR – Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2009 – Exposição Individual ¨Caleidoscopio¨ artista plástica Corina Ferraz- Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2009 – Exposição “Contemporânea” – artistas Leslie Jacob, Igor Gomes, Alice Varajao, Celso Parubocz, Marinice Costa, Ida Bergamini e Suzete Cidral, Galeria da APAP/PR, Curitiba – PR.

2009 – Exposição Individual – artista Maria Ivone Bergamini, Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR

2009 – Exposição individual ¨ Naifs¨ artista Lidia Saczkovski, Galeria da APAP/PR, Curitiba – PR.

2009 – Exposição individual – ¨Aquarelas¨ artista Teresa Koch, Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2009 – Exposição Individual ¨Encontros e Desencontros¨ artista Ana Knapik, Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – Pr.

2009 – Exposição individual ¨Toque¨ artista Antonio Temporão, Galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec – Curitiba – PR.

2009 – Palestra – Direitos Autoriais / Artes Plásticas, Advogado – Luiz Gustavo Vidal, Galeria da APAP/PR, Curitiba – PR.

2009 – Exposição coletiva – ¨Identidade Contemporânea¨ artistas da APAP/PR, Andréia Las , Anna Marih Cômodos, Charly Techio, Geraldo Zamproni, Guilmar Silva, Laura Miranda, Marcelo Conrado e Yara Martins – Memorial de Curitiba, Curitiba – PR.

2009 – Palestra ¨A Bienal de Quebec¨ – Pascale Bureau, coordenadora, Manifestação Internacional de Arte de Quebec – Canadá, APAP/PR / Bienal Ventosul – Paço da Liberdade – Curitiba – PR.

2009 – PROFAP VIII – ¨Arte e Interatividade¨- Fernando Fogliano, fotografo, doutor e mestre em Comunicaçao e Semiótica, Paço da Liberdade, Curitiba – PR.

2009 – Oficina: A codificação do tempo na fotografia, ¨stop motion¨ um novo formato fotográfico – Fernando Fogliano, fotografo, doutor e mestre em Comunicação e Semiótica, Centro Europeu – Curitiba – PR.

2009 – APAP/PR foi contemplada com Ponto de Cultura – “Construindo Cidadania com Arte.

2010 – Projeto Ponto de Cultura – “ Construindo Cidadania Com Arte”, realiza suas atividades, com as oficinas de Desenho, Pintura e História da Arte, na Escola Municipal Papa João XXIII

2010 – Exposição individual – “ABSTRATO” artista Suzete Cidral, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba- PR

2010 – Exposição individual, “Cada Um No Seu Quadrado” artista Marinice Costa, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba-PR.

2010 – Exposição individual, “Paisagens Bucólicas” artista Viviam Vidal, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual “Doces Acordes” artista Marcus Muller, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, “ADORNOS” artista Kátia Velo, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec ,Curitiba – PR.

2010 – Exposição coletiva de fotografia “Artekitura”, artistas Christina Araújo e Igor Gomes, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual “ Espaço Ilusório “ artista Ana Knapik, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual “ Pocket Exhibtion”, artista Fabrizio Andriani, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, “Limiar ” artista José D. Chardulo, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, artista Oswaldo Fontoura Dias, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual “INSIGHT” artista Antonio Temporão, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, artista Elfriede Rakko Ehlert, no Espaço Cultural da Fndação Mokiti Okada em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2010 – Exposição coletiva “Naifs” artistas Antonio Carlos Pivatto, Nelma Takeuti da Paz e Jaqueline Albuquerque, no Espaço Cultural da Fundção Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, artista Ana Serafin, no Espaço Cultural da Fundção Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, artista Neiva Passuello, no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2010 – Exposição individual, “Flores e Frutos” artista Lucilia Schneider, no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2010 – Exposição coletiva, artistas Marcus Muller, José Donizete Chardulo e Luciano F.Roque ( Lufero ) no Espaço Cultural da Fundação Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2010 – Exposição coletiva, 14 artistas da APAP/PR, no espaço Cultural do Instituto de Engenharia do Paraná, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2011 – Exposição individual, “Estatuas e Lajotas” artista Elfriede Rako Ehlert, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2011 – Exposição individual “Limites Irreais” artista Adriane Stange, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba – PR.

2011 – Exposição individual, “Flores e Frutos 2 “ artista Lucilia Schneider, galeria da APAP/PR, sala Osmar Chromiec, Curitiba –PR.

2011 – Exposição individual, artista Lineu Borges de Macedo, no Espaço Cultura da Fundação Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

2011 – 20/08 – Posse da diretoria no MON – Museu Oscar Niemeyer.

2011 – Palestra Direitos Autorais no MON – Museu Oscar Niemeyer com Fernando Previdi Motta, Marcelo Miguel Conrado e Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto.

2011 – 6ª Vento Sul – Bienal de Curitiba – Esposição com o artista japonês Tatzu Rors apresentou sua obra na Galeria da APAP/Osmar Chromiec.

2011 – Exposição de Artistas da APAP-PR no SESC Centro.

2011 – Exposição “GIANT”, de Guilherme Sant’ana no dia 27 de novembro, Sala Osmar Chromiec.

2011 – Ato de Natal “LUZ, ARTE E SOLIDARIEDADE” NO VÃO LIVRE DO MUSEU OSCAR NIEMEYER, NO PISO DE VIDRO, EM FRENTE AO AUDITÓRIO POTY LAZZAROTTO. DENTRE OS REALIZADORES DO EVENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO, ESTÃO A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO MUSEU OSCAR NIEMEYER, AMIGOS DA CAMERATA, OAB CULTURAL PARANÁ/CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO PR, ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL DOS ARTISTAS PLÁSTICOS DO PARANÁ, ASSOCIAÇÃO PONTO DE APOIO, AMA-SÃO LOURENÇO, PLANETA BRASIL, LE MERION BUFFET, ADESIPAR, PROVOPAR E ÎLUMINAÇÃO TAMANDUÁ.

2012 – Exposição individual, artista Kitty Harvill, no Espaço Cultura da Fundação Mokiti Okada, em parceria com a APAP/PR, Curitiba – PR.

Representantes ligados em comissões e instituições ligados à cultura

2005/09 – Loire Nissen – Conselho Curador Casa João Turim

2006 – Osmar Carboni e Isabelle Klemtz – Lei Municipal de Incentivo a Cultura

2008 – Ana Knapik – Fundo Municipal de Cultura de Curitiba.

2005/09 – Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto – Câmara Setorial de Artes Visuais do Ministério da Cultura.

2009 – Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto e Osmar Carboni- Fundo Municipal de Cultura de Curitiba.

2008/09 – Sabine Feres Staniscia Koprik – Conselho Municipal de Cultura de Curitiba – PR.

2009 – Sabine Feres Staniscia Koprik – Comissão do Mecenato Subsidiado.

2009 – Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto – foi escolhido durante a Conferência Estadual de Cultura do Paraná ocorrida em Campo Mourão para participar como representante da sociedade civil na II Conferência Nacional de Cultura.

2010 – Osmar Carboni e Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto – Fundo Municipal de Cultura de Curitiba.

2010 / 2011- Maria Aparecida Ribas Lemos – Conselho Municipal de Cultura de Curitiba.

2010 – Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto – No dia 09 de março de 2010, durante a Pré-Conferência Setorial de Artes Visuais em Brasília foi escolhido como suplente do Colegiado Setorial de Artes Visuais para os próximos dois anos.

2011 – Sabine Feres Staniscia Koprik e Maria Aparecida Ribas Lemos – Comissão do Mecenato Subsidiado.

2011 – Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto e Osmar Carboni – Fundo Municipal de Cultura de Curitiba.

2011 – Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto – Foi nomeado como suplente da Comissão do Fundo Municipal da Cultura da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Através do Decreto 921 de 25.03.2001 foi nomeado pelo Governador Carlos Alberto Richa membro do Conselho Consultivo do Sistema Estadual de Museus para o mandato de 2 anos.