OS OLHOS DE BERGMAN
Será realizada no espaço Beto Batata Original, em São Paulo, a partior do dia 6 de novembro a exposição-homenagem “Os Olhos de Bergman”, da fotógrafa Tânia Buchmann, com imagens captadas em filmes do cineasta sueco, falecido em 2007.
Tânia explora a intensidade dos olhares, uma das marcas registradas dos filmes de Ingmar Bergman. A fotógrafa, gaúcha radicada em Curitiba, assistiu diversas vezes a quase 30 filmes realizados pelo diretor, reunindo centenas de fotos. A exposição traz desde a atriz Signe Hasso com um olho saltado, no renegado Isso Não Pode Acontecer Aqui, de 1950, até o devasso personagem-título de Na Presença de Um Palhaço, de 1997. Com este trabalho consegui registrar minha paixão pelas obras que ele criava, diz Tânia. Inicialmente a idéia era utilizar uma imagem de cada filme, mas em alguns encontrei mais de uma cena original.
A exposição exibe 25 fotos. Entre outras, estão presentes cenas de O Sétimo Selo, Morangos Silvestres, O Silêncio e Gritos e Sussurros, além de uma rara imagem da mãe do diretor, Karin Bergman, utilizada no curta-metragem Karins Face, de 1986, inédito no Brasil.
Procurei cenas que se destacassem pela dramaticidade e excentricidade. Bergman sabia olhar de formas muito diferentes, completa Tânia.
O trabalho tem origem acadêmica, já que a fotógrafa utiliza as imagens do cineasta em investigações teóricas que complementam seu trabalho de pós-graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná EMBAP.
Importante destacara que as fotos não estarão à venda, já que a exposição não tem objetivos comerciais.
Serviço: “Os Olhos de Bergmann”
Abertura: 06/11/08 até 07/12/08
Local: Espaço Beto Batata Original
Endereço: R. Dr. Melo Alves, 769 Jardins – SP
Telefone: (11) 3062-2815
Horário de funcionamento: a partir das 11 horas.
* Sétimo Selo imagem de Tânia Buchmann
——————————————————————————–