SUBTERRÂNEAS PASSAGENS NA GALERIA DA CAIXA

A Técnica de Fotografia Pinhole estará em exposição na Galeria da Caixa
Fotógrafo expõe imagens fotografadas com latas

A fotografia utilizando latas é a técnica utilizada na exposição fotográfica de José Rosa, no Espaço Cultural da Caixa, a partir do dia 30 de setembro. O fotógrafo paulista, atualmente morando em Brasília, criou o “Projeto Fotolata – Arte & Ciência” em 2000, dedicado ao estudo e pesquisa da fotografia artesanal. A técnica conhecida como Pinhole é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. O projeto tem como objetivo desmistificar a complexidade técnica da fotografia e possibilitar a compreensão dos fenômenos físico/químico e eletromagnéticos que a envolvem, utilizando a técnica pinhole.

A exposição Subterrâneas Passagens é composta por 20 imagens de passagens urbanas de Brasília no formato 1,00 x 0,70m. A exposição fotográfica pretende mostrar o comportamento da luz na formação da imagem artesanalmente, despertando a consciência crítica para o belo, para o artístico, para o inusitado da fotografia pinhole. ”Em tempo de revoluções digitais e de redefinições de conceitos e paradigmas da arte fotográfica, a técnica pinhole traz grandes contribuições, levando o artista a construir novas linguagens, criando imagens que convidam o observador a adotar um novo olhar sobre a fotografia”, diz o fotógrafo.

José Rosa trabalhou com o apoio de uma câmera fotográfica gigante (trailler) sobre rodas e diversas câmeras construídas com latas e caixas de vários tamanhos e formas, entre outros recursos. José fotografou becos, passarelas, espaços urbanos às vezes não tão visíveis. Inspirando-se nas primeiras experiências com a câmera escura, o fotógrafo reproduz o gesto primitivo ao re-descobrir os raios de luz (photo) que grafam (graphia) ou desenham a imagem real e invertida numa folha de papel, dentro da lata ou do trailler.

“Uma lata, uma caixa, um tubo, um trailler… se transformam em câmeras fotográficas, instigando o pensar e o olhar, surgindo novas formas nas formas já concebidas. São passagens da nossa história, da nossa gente. São passagens de Brasília”, finaliza o fotógrafo.

A exposição Subterrâneas Passagens permanece de 30 de setembro a 18 de outubro, no espaço Cultural da Caixa.

SOBRE a: Fotografia Pinhole
PINHOLE é um processo alternativo de se fazer fotografia sem a necessidade do uso de equipamentos convencionais. Sua câmera artesanal pode ser construída facilmente utilizando-se materiais simples e de poucos elementos. O nome inglês Pinhole ou Pin-Hole pode ser traduzido como buraco de agulha por ser uma câmera fotográfica que não possui lentes, tendo apenas um pequeno furo (de agulha) que funciona como lente e diafragma fixo no lugar de uma objetiva. Pinhole é basicamente um compartimento todo fechado onde não existe luz, ou seja, uma câmara escura com pequeno(s) orifício(s).

SOBRE o Fotógrafo José Rosa
Atualmente morando em Brasília, José Rosa começou a dedicar-se à fotografia na década de 80. Impressionado pela fotografia preto e branco, compreendeu muito cedo o comportamento da luz na formação da imagem e logo adquiriu o domínio do laboratório preto & branco. Em 2000, ainda em São Paulo, criou o “Projeto Fotolata – Arte & Ciência”. São realizadas oficinas com aulas teóricas e práticas, onde ocorre a captação de imagens com câmeras artesanais, revelação e exposição dos trabalhos.

José Rosa tem levado o Projeto Fotolata a percorrer diversos espaços como: Secretarias Municipais e Estaduais de Educação (SP e GO); Secretaria de Cultura de Goiás; Ministério da Ciência e Tecnologia; Associações comunitárias de bairros; Centros e Institutos Universitários no DF; Secretaria de Cultura e Turismo de Pirenópolis/GO; Universidade Católica de Brasília; Fundação Banco do Brasil; Universidade de Brasília/UnB; Biblioteca Nacional/GDF; Bibliotecas Públicas do GDF/FAC; Câmara dos Deputados; Festival de Cinema; Secretaria de Cultura do Distrito Federal; entre outros.

Exposição “Subterrâneas Passagens” do fotógrafo José Rosa
Local: Galeria da CAIXA- Rua Cons. Laurindo, 280, Curitiba – PR
Informações: (41) 2118-5114 (agendamento de visitas monitoradas)
Abertura com visita guiada: 29 de setembro de 2009 às 19 horas
Data da exposição: 30/09 a 18/10
Horário de visitação: terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19 horas.