Livro Ilustrado de Arte: Vida e Obra de Eduardo Iglesias é o primeiro livro da série “Resgatando Cultura”, editado pelo Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural; o projeto alia divulgação da cultura brasileira à promoção da inclusão cultural por meio da realização de oficinas de arte para portadores de Síndrome de Down.
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural – organização da sociedade civil de interesse público voltada à inclusão cultural de crianças e jovens com Síndrome de Down – acaba de lançar o “Livro Ilustrado de Arte: Vida e Obra de Eduardo Iglesias”. É o primeiro de uma série de livros ilustrados de arte denominada “Resgatando Cultura” que tem como objetivo registrar a vida e obra de renomados artistas plásticos brasileiros. A realização deste projeto viabilizou, em paralelo, a realização das primeiras oficinas de arte para jovens e crianças com Síndrome de Down do programa Pintou a Síndrome do Respeito.
Segundo Wolf Kos, fundador do Instituto Olga Kos, concretizar em reportagens e registros a vida e a obra de artistas plásticos brasileiros, impede, definitivamente, que toda essa riqueza desapareça ao longo do tempo. Isso é o que justifica a elaboração da série de livros de arte ilustrados “Resgatando Cultura” (já estão programadas cerca de 12 publicações). “Por meio desta iniciativa, desejamos contribuir para o enriquecimento cultural dos indivíduos de todas as classes socioculturais, colaborando para a democratização de acesso da sociedade aos bens artísticos nacionais”, acrescenta Kos.
O primeiro livro da série, que tem como curadora e autora a artista plástica Ida Zami, contando com a assessoria da também artista plástica Silvana Gualda, também proporcionou o início da oficina de arte “Pintou a Síndrome do Respeito”. O projeto permite aos jovens e crianças com Síndrome de Down exercitar habilidades motoras, perceptivas e sociais. A equipe de profissionais do projeto é composta de artistas plásticos, educadores, pedagogos, psicólogos e pediatras. “O trabalho oferece a esses jovens e crianças a oportunidade de descobrir sua própria beleza, e também sua capacidade de realizar um trabalho”, afirma Silvana.
SERVIÇO
Páginas: 160
Preço sugerido: R$ 99,00 a R$ 149,00
Distribuição: nas principais livrarias
Patrocínio: Banco Daycoval, Tecnisa, Esser, Tower e Triunph
Sobre Eduardo Iglesias (segundo Emanuel von Lauenstein Massarani, Crítico de Arte e Superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa de São Paulo)
“A pintura de Eduardo Iglesias nasce de uma vontade de se empenhar de forma intensa com o mundo presente, de dar forma a um mundo interligado com o passado, enfim, um mundo imaginário de tranqüilidade e de paz. E acrescentaríamos um mundo “azul”, como são a maioria de seus quadros, que refletem um estado de espírito bem pessoal: viver na estação perene da primavera.
Determinar o momento em que Eduardo Iglesias dá início à composição de uma tela sua não é fácil. Inúmeros são os fatores, a começar pela estruturação técnica e, sobretudo, pela intensidade psicológica do pensamento, do qual suas obras trazem o conteúdo.
Eles originam um conluio entre fé e realidade, um elo sólido que atesta como a inspiração do artista se submete aos influxos de um “credo” que é sublimação, mesmo se no caso específico, sublimação guarda em si mesma o significado de um contato entre o humano – entendido no sentido mais amplo- e o divino.
Embora tenha acrescentado e eliminado muita coisa, pesquisado e utilizado outras técnicas, outras cores e até mesmo alguns trabalhos com total ausência de cor, o azul ainda é a cor predominante nas obras desse artista cuja trajetória tenho o privilégio de acompanhar desde seu início em 1959.
Com efeito, desde 1968 existe essa constante na obra de Eduardo Iglesias. Um certo azul intenso começou a dominar os seus antigos ocres, amarelos, verdes e brancos. Atualmente, essa onda de azul, está impregnada de uma nova atmosfera. Do conjunto de suas criações, sobressai um artista que do sacro ao profano consegue obter conteúdo e emoção, por tudo o que nele, e dele nasce e se origina.
Superar todos os obstáculos, abrir todas as portas e colher todas as cores possíveis, foram proposições que Eduardo Iglesias se impôs como pintor e como ser humano, a fim de criar uma nova realidade e uma nova paisagem, menos agressiva e mais justa, proporcionando mais igualdade entre os homens.
A publicação deste livro enfocando a obra de Eduardo Iglesias, além de ser uma justa homenagem à sua criatividade artística, representa também, o registro de uma fase importante da arte brasileira atual”.
Sobre o Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural – organização da sociedade civil de interesse público voltada à inclusão cultural de crianças e jovens com Síndrome de Down e outras deficiências intelectuais – atua nacionalmente desde 2005 com intuito de contribuir com a inclusão cultural de jovens e crianças que tenham necessidades especiais, principalmente da Síndrome de Down. Sob a filosofia “Cultura é Educação, e Arte é Cultura”, o Instituto é reconhecido em todo País pelo trabalho de promoção, divulgação e participação em atividades culturais de diversas áreas.
Resultado da iniciativa de seu fundador Wolf Kosem colaborar efetivamente com a cultura brasileira, a missão do Instituto Olga Kos é justamente resgatar e fortalecer a identidade cultural do Brasil. Isso vem sendo realizado desde 2005 por meio de ações artísticas e educacionais com qualidade, em parceria com organizações e voluntários que trabalham pela mesma causa.
Atualmente estão sendo desenvolvidos os projetos: oficinas de arte “Pintou a Síndrome do Respeito” e o livro ilustrado de arte “Vida e Obra de Eduardo Iglesias” (série: Resgatando Cultura), aprovado pela Lei Rouanet, PAC e Lei Mendonça.
Para realizar suas ações, o Instituto conta com parceiros como APAP – Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo, APAE São Paulo, CEDE – Centro da Dinâmica de Ensino, De Arte Promoções e Publicidade, Lógica Digital, Fábrica Brasileira de Shows e Eventos, PMK Pedraza Maximiamo & Kawasaki Advogados, Banco Daycoval, Esser, Tecnisa, Tower, Triunph, Pinheiro Neto Advogados e CIA – Agência de Comunicação e Artes.[14]
Sobre as Oficinas de Arte
O objetivo desta proposta é promover a inclusão cultural de jovens e crianças com necessidades especiais, por meio das Oficinas de Arte. Cada Oficina conta com suporte de uma equipe técnica especializada composta de artistas plásticos, educadores, pedagogos, psicólogos, pediatras – com apoio das instituições de assistência a pessoas com necessidades especiais -, e participação especial de artistas plásticos profissionais, convidados a ministrar parte das aulas. As pessoas com Síndrome de Down têm a oportunidade de exercitar habilidades motoras, perceptivas e sociais por meio da atividade artística.
Segs – Fonte ou Autoria é : Maria Luiza Paiva
http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1883&Itemid=1