SECOND LIFE OU REAL LIFE – ARTES VISUAIS – TUDO HAVER

SECOND LIFE OU REAL LIFE

Você já parou para se perguntar o que faria se tivesse uma segunda vida?
Ora, virtualmente agora você viver a sua segunda vida, sem os riscos e perigos da vida real.
O único risco é o desconhecido, ou seja, você não saber a diferença se está jogando ou vivendo.
Mas Second Life não é um jogo, mas um estilo de vida, pois não tem fases, objetivos pré-definidos ou missões. Second Life é uma mistura de videogame, Orkut e IM, um metaverso do qual vivemos em nossa própria contemporaneidade, um mundo virtual que oferece a qualquer um que faça seu download e tenha acesso à internet a possibilidade de ter uma segunda vida.
As pessoas que acessam o Second Life passam de meros internautas para residentes de um universo on-line onde é possível se teletransportar, trabalhar, fazer novos amigos, estudar, criar produtos e obras de arte, passear, namorar, fazer compras, vender, dançar, anunciar…
Você que ainda não tem a sua segunda vida está lendo isso e deve imaginar que tudo não passa de bobagem, mas se você retroceder alguns anos irá lembrar que até mesmo a telefonia móvel era um espanto para a época.
Daí a pergunta é: Como analfabeto digital o que tenho com isso?
A resposta é, tudo e ao mesmo tempo nada, por exemplo as grandes empresas (Adidas, Sony, IBM, Reuters, Toyota e Volkswagem) já utilizam o second life como ferramenta de marketting, inclusive de venda de produtos. As atuais curiosidades e dúvidas sobre o Second Life lembram o início da internet (princípios dos anos 90), quando as empresas não sabiam o que fazer com este novo negócio chamado Web. Alguém imaginava, naquela época, que a internet poderia gerar negócios bilionários como o eBay ou o Google?
Bom, melhor do que ler e viajar é acessar o seu second life.

JÁ IMAGINOU UMA EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS NO MUNDO VIRTUAL

Se você como artista plástico ou amante das artes visuais estiver imaginando em ingressar no mundo do second life para montar uma exposição isso é uma boa alternativa.
Inclusive essa opção foi adotada recentemente por estudantes de arte da Universidade Goldsmiths de Londres, que irão apresentar no mundo visrtual seus trabalhos de formatura.
A exposição recebe o título de Annotations e poderá ser visitada a partir de 18 de maio e a exposição de formatura virtual vai ocorrer simultaneamente como uma da real life, ou seja, da vida real.
A opção da utilização dos métodos virtuais do second life dá acessibilidade à todo universo, pois qualquer um que tenha computador e banda larga poderá marcar a presença no evento, não como mero apreciador de imagens, mas como próprio espectador.
OBS: Na vida real a exposição de formatura ocorre entre os dias 1º e 4 de junho. No Second Life a exposição receberá o título de Annotations e pode ser vista a partir de 18 de maio.

Texto: Vidal Foto: Ligus Babenco