PROJETO CULTURAL RESTAURA OBRAS CONTEMPORÂNEAS DO MAC PR
Está em andamento o Projeto Cultural para Conservação e Restauração de telas do Museu de Arte Contemporânea do Paraná com a coordenação das restauradoras Jô Penteado e Ângela Zampier e coordenação técnica é de Maria Cecília Cavalcanti Germano.
O projeto cultural foi elaborado e aprovado tendo como objetivo contemplar a restauração e conservação de 41 (quarenta e uma) obras de arte pertencentes ao acervo do MAC PR. Até o presente momento 29 (vinte e nove obras) foram totalmente recuperadas e retornaram para o Museu. Este projeto teve início em Fevereiro de 2012 e deverá terminiar em Fevereiro de 2014.
O Projeto Cultural – PROJETO CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE TELAS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORANEA DO PARANÁ – PRONAC 09/5516, está sendo viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do MinC – Lei Rouanet, com patrocínio da COPEL, da Baldo S.A. Comércio Indústria e Exportação e da Goemil S.A. Indústria de Produtos Alimentícios.
Visa efetivar a Conservação e Restauração das 41 obras do MAC PR, devidamente selecionadas e indicadas pela equipe técnica do Museu, conforme critério baseando-se no estado de conservação e importância da obra e artista, daí a necessidade e complexidade do restauro previsto para 24 meses de realização destas obras contemporâneas e em diferentes e distintos suportes (tela, madeira, papel, aglomerado, tecido, entre outros; – utilizando-se diversas técnicas e materiais).
Algumas dessas obras se encontram à disposição do público e podem ser vistas em duas exposições montadas no Museu de Arte Contemporânea, entre elas as dos artistas Aldir Mendes de Souza, Antonio Manuel, Eleonora Fabre, Inácio Rodrigues e Oswaldo Lopes.
A equipe de restauradores está constituída por cinco profissionais
Jozele Penteado, Ângela Zampier, Maria Cecília Cavalcanti Germano, Allan Sostenis Hanke e Renata Domit.
Legenda: Obra em recuperação do artista Hugo Zanzi, no atelier.
Fotografias de: Alice Varajão®