A exposição “Pocket Exhibition!” do artista Fabrizio Andriani
No periodo de 15 de agosto a 10 de setembro, com a abertura neste domingo, às 11 horas.
Com obras e inéditas e outras que integraram uma recente exposição do artista visual em Curitiba.
Leia a seguir um texto de Nery Baptista
Fabrizio Andriani
Os artistas nascidos na década de 70 já chegaram ao mundo sem ligações com a arte acadêmica. Trata-se de uma geração nova, que pretende estabelecer com o mundo uma comunicação através da arte, mas à sua maneira. No caso do Artista Plástico Fabrizio Andriani, apesar de ter freqüentado escolas de arte, ele vai buscar inspiração naquela arte que marcou sua vida e dela gerar a sua forma de expressão, e esta nada tem a ver com efeitos de luz e sombra e outras características da arte consagradas pelas gerações anteriores. Mas ao mesmo tempo em que entra no contexto artístico rompido com a arte clássica, conserva todas as outras fórmulas de uma outra linha de expressão. A arte que lhe foi passada pelos quadrinhos, pelos filmes de ação, pelas criaturas desumanas que povoam o universo da ficção e dos jogos eletrônicos. No entanto essa fixação na figura grotesca, na busca de aspectos reais e imaginários do homem não o torna um artista alienado da realidade como são os artistas conceituais e até os abstracionistas que tentam explicar o mundo de uma forma completamente filosófica, que nem sempre é compreensível ao primeiro olhar e às vezes nem ao último. Fabrizio não, pois ele é fixado na figura, sua intenção é expressar o homem com toda a sua força, sua capacidade de agir e mudar o mundo, seu domínio sobre tudo o que existe no universo. Na sua arte não existe lugar para o cenário lírico do homem que é a natureza cheia de verdes tranqüilos. Ele é um artista urbano e seus habitantes são guerreiros que lutam pela sobrevivência, combatendo o mal e a adversidade. Outra característica sua é a ausência da mulher na sua arte, isso torna o homem ainda mais só, mais desligado de suas origens, independente e único, sendo também mais dono de suas ações.
Paulista da capital, talvez a mega metrópole tenha influenciado o garoto que é fruto de um ambiente onde a babá é eletrônica, o alimento só chega até ele embalado e as imagens lá de fora, não entram pela janela, mas sim pela telinha. Ao invés do quintal com árvores, cavalos e galinhas, a ele chega um universo maior, da galáxia.
Fabrizio que também se diz influenciado por grandes renascentistas como Brughel, Bosch, Giotto e depois por Goya, continuou fiel aos mestres que expressaram o trabalho e o sofrimento humano. Pois longe de pretender criar uma pintura decorativa quer mostrar a ação do homem, o grito, a revolta, o que incomoda, a sobrevivência do ser humano no mundo. É uma arte forte e agressiva, que uma vez olhada, convida a um novo olhar. Mas isso não quer dizer que só esteja objetivando a expressão, em detrimento da estética. Da sua formação histórica pessoal, baseada no gênero do quadrinho, do cinema de ficção, o movimento a ação, vem a segurança do traço que enchem de força figuras e objetos, o cromatismo e a harmonia no espaço escolhidos, são indispensáveis para atrair o leitor.
Resumindo, Fabrizio já é um artista sério que impõe sua arte pelo conteúdo. Esse jovem resume em sua expressão artística valores consagrados há tanto tempo que suas origens se perderam no tempo. Suas figuras hora lembram os totens das civilizações primitivas, latino americanas, hora repetem heróis mais modernos criados pela imaginação infantil quase sempre inspirado em mitos ancestrais. E não faltam dragões milenares, predadores que engoliam presas menores substituídos hoje pelos veículos velozes que matam no trânsito.
Ainda que encarando essa vertente artística como nova, inspirada na mídia moderna, não tão nova, a sua origem remonta às mais antigas manifestações da arte, a representação da figura, estilizada, deformada ou copiada ao natural. Andriani cria um universo que ultrapassa os limites terrestres, com diversidades que podem ser variantes do homem em outros mundos, deformados, monstros, mas não se esquece também de dissecar o homem, olhando para dentro dele tentando decifrar sua complexidade. É um mundo bizarro, imenso, poluído, reflexo de uma sociedade saturada de humanidade onde não há espaço para mais nada, trata-se de um artista que pode despertar o interesse do publico jovem, a sua geração e a que vem atrás dela, para a arte. Não aquela arte dos museus, mas a arte que encontra no jovem sua identidade. Como já dissemos, diferente da proposta conceitual completamente descartável ou da abstração, a arte de Fabrizio com claras tendências expressionistas por seu teor dramático, é uma arte com conteúdo e valores suficientes para perdurar e registrar sua época, longe das propostas efêmeras que vemos hoje nos salões que viram símbolo de época, para mostrar que tudo o que se faz hoje é descartável e ainda sem condições de deixar marcas. Essa faceta artística que Fabrizio nos apresenta só comprova que o jovem ainda é capaz de ser influenciado pelo meio e expressar sua época ao invés de negar tudo para começar do nada, como se o mundo pudesse começar do zero, sem considerar suas origens históricas. E ainda deixa uma lição, se o jovem quer expressar o seu mundo, precisa de talento e técnica. Essa manifestação artística pode representar uma tendência do artista do mundo moderno em não deixar morrer nunca a ligação da arte com a representação dos objetos em si ao invés de partir para imagens aleatórias. A esperança é que essa corrente estética cresça, despertando o gosto pela arte nessa geração que não se identifica com a arte do passado, levando-o a consumi-la. Só o consumo fará com que ela permaneça.
Curitiba, 10 de janeiro de 2008
Nery Baptista
Exposição: “Pocket Exhibition!” do artista Fabrizio Andriani
Período: de 15 de agosto à 10 de setembro
Sede da APAP/PR – SALA OSMAR CHROMIEC
Local: Av. Jaime Reis 107 Arcadas de São Francisco – Sala 07
Aberto ao público de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.
Entrada franca.
Maiores informações: (41)3232-0408 ou 9167-1514 (com artista)
www..fabrizioandriani.com.br
www..znortilustradores.com.br