PAUL GARFUNKEL IMAGENS DO BRASIL NO MUSEU ALFREDOANDERSEN

Museu Alfredo Andersen recebe exposição inédita de Paul Garfunkel, o “Debret do século XX”


Com patrocínio do Grupo Positivo e da Fundação Cultural de Curitiba, e realização da iD Editora Cultural Ltda., o Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil”, com 80 obras do artista. A mostra comemora o lançamento do livro, com o mesmo título, que reúne em um único volume dois álbuns, editados em 1958 e 1962, em que Garfunkel relata suas viagens pelo país. A abertura será no dia 3 de Outubro com entrada gratuita.

O francês Paul Garfunkel (1900-1981) chegou ao Brasil em 1927, como engenheiro e executivo, e aqui tornou-se desenhista, pintor e cronista de nosso cotidiano, registrando, em imagens e textos repletos de poesia, o país que o acolheu e fascinou, e que era, nas suas palavras, um “estranho e belo país, irritante e envolvente como uma insuportável amante demasiadamente amada”.

O amor pelo por nossa terra é um dos traços mais marcantes do legado de Garfunkel, que deixou uma vasta obra. Uma parte importantíssima, esquecida há décadas, poderá ser vista pelo público a partir do dia 03 de outubro. Com patrocínio do Grupo Positivo e da Fundação Cultural de Curitiba, e realização da iD Editora Cultural Ltda., o MAA – Museu Alfredo Andersen apresenta a exposição “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil”, para comemorar o lançamento do livro, com o mesmo título, que reúne em um único volume dois álbuns, editados em 1958 e 1962, em que Garfunkel relata suas viagens pelo país.

Debret do século XX” é a expressão usada espontaneamente por críticos e curadores ao tomarem contato com os dois álbuns de viagem de Garfunkel, que trazem imagens e lembranças de suas incursões por nosso país, e constituem, nas palavras de Pietro M. Bardi, em 1983, um “patrimônio sem precedentes de anotações em que se notam, além da bravura excepcional do traço, a compreensão e o amor que conseguiu representar”. O primeiro álbum, Imagens do Brasil, lançado em 1958, teve uma edição original de 275 exemplares, em que cada uma das 20 litogravuras foi colorida e retocada à mão pelo pintor. Já o segundo álbum, Novas imagens do Brasil, de 1962, é um relato sobre o périplo de Garfunkel pelas regiões Norte e Nordeste. Foi editado em 250 exemplares, compostos de 20 serigrafias coloridas à mão uma a uma, com textos acompanhados por 22 vinhetas.

O livro que será lançado foi elaborado a partir de raríssimos exemplares das edições originais, de propriedade de herdeiros do artista, e traz 40 textos de Garfunkel – cada um com versões em francês e português, além de uma versão inglesa, e de imagens inéditas, pesquisadas no acervo da família.

Com coordenação de Luca Rischbieter, Mauricio Vieira e Armando Merege, a exposição reúne dezenas de imagens, entre aquarelas, desenhos, pinturas e fotografias. O grande destaque são os raríssimos originais das 20 serigrafias e 20 litogravuras coloridas à mão que compõem os dois álbuns de viagens de Garfunkel.Autodidata, profundamente influenciado pelo Impressionismo, mas sem se associar a tendências e movimentos da época, Garfunkel recorreu ao desenho, à aquarela e ao desenho-aquarela para retratar os homens, as paisagens, animais, hábitos e costumes brasileiros, “interpretando a relação conflitante do homem com o mundo”, segundo o crítico de arte Fernando A. F. Bini.

Incentivador / Patrocinador
Grupo Positivo e Fundação Cultural de Curitiba Realização
iD Editora Cultural Ltda.
Apoiadores
Aliança Francesa Consulado Honorário da França – Curitiba Câmara do Comércio França-Brasil Gráfica Comunicare

Ação Social

Casa Labirinto

Centro Juvenil de Artes Plásticas

Fundação Iniciativa

APAP/PR – Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná

Serviço:  Vernissage “Paul Garfunkel – Imagens do Brasil”Quando: 03 de outubro de 2014 Abertura: das 19h30 às 22h

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336 – Centro – Curitiba

http://www.maa.pr.gov.br/Visitação: de 3 de outubro a 02 de novembro
Horário de funcionamento: terça a sexta das 09:00 às 18:00 e aos sábados e domingos das 10h às 16h
Entrada Gratuita