No Tempo das Bienais no Museu Oscar Niemeyer

A Exposição de Yolanda Mohalyi – No Tempo das Bienais inaugura no Museu Oscar Niemeyer inaugura neste sábado, às 11 horas no MON.

A mostra Yolanda Mohalyi – No Tempo das Bienais apresenta uma releitura da obra modernista da artista. Com curadoria de Maria Alice Milliet, são exibição 75 obras, entre aquarelas, pinturas e desenhos, produzidos desde a década de 1930 até 1970. As obras são proce das coleções do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP), Coleção Roberto Marinho, Coleção Itaú Cultural e coleções particulares.

Na abertura deste sábado (8/11), às 11horas o Museu permanecerá com a bilheteria franqueada entre 10 e 12 horas. O evento vai contar com a presença do casal alemão Barbara e Jürgen Bartzsch, detentores de direitos da obra da artista, e do Sr. Peter Cohn, representante do acervo Yolanda Mohalyi e responsável por dar continuidade à presença da artista no cenário artístico brasileiro. Grande expoente do chamado abstracionismo informal, Yolanda Mohalyi, nascida na lendária Transilvânia (1909 – São Paulo, 1978), construiu uma linguagem consistente e influenciada tanto por sua for¬mação européia quanto pela realidade brasileira. Aos 22 anos, a artista adotou o Brasil como país e aqui passou a maior parte de sua vida. “É uma artista importante para a arte moderna; embora tenha chegado no Brasil quase uma década depois do início do movimento modernista. Em sua época, foi bastante reverenciada pela crítica nacional e internacional, sobretudo depois de ter sido agraciada com o prêmio de Melhor Pintor Nacional, na Bienal de 1963”, afirma a curadora.
Nessa ocasião, o Banco Chase fez inúmeras aquisições na Bienal, incorporando a seu acervo uma tela de Yolanda Mohalyi. Em pouco tempo, a artista teria 10 pinturas nos escritórios do Banco. Um de seus quadros foi incluído no acervo internacional da instituição financeira sediada em Nova York.

A carreira de Yolanda deslanchou. Participou de diversas coletivas organizadas pelo Ministério das Relações Exteriores e apresentou seus trabalhos em exposições individuais realizadas na cidade do México, em Washington e Nova Iorque. Em 1976, foi homenageada com uma grande retrospectiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Serviço: Yolanda Mohalyi – No Tempo das Bienais
Patrocínio: COPEL
Período de: 8 de novembro a 01 de fevereiro de 2009
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h
R$4,00 (inteira) e R$2,00 (estudantes)
Gratuito para grupos agendados da rede pública, do ensino médio e fundamental, para estudantes até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.

Imagem: Figura feminina sentada, década de 40
Aquarela / 70 × 53 cm / Coleção Particular