UMA GRANDE CONQUISTA PARA A CULTURA PARANAENSE
Aconteceu na última segunda-feira, 1º. de Dezembro, no Palácio Iguaçu, o lançamento do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE. O governador Beto Richa; o vice-governador Flávio Arns; o secretário Estadual de Cultura, Paulino Viapiana; o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho; a diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer, Estella Sandrini; a reitora da EMBAP/PR, Maria José Justino, a diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Lenora Pedroso; o presidente da Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, Osmar Carboni, imprensa, autoridades e representantes das áreas artística e cultural participaram do evento que deve ser um marco para o Estado. “O PROFICE é sem dúvida, uma importante ferramenta para viabilizar um número maior e melhor de ações culturais no Paraná”, definiu Carboni.
Para que o PROFICE fosse concretizado, várias reuniões foram realizadas desde 2011 em várias cidades paranaenses. Das reuniões surgiu um documento apresentado em 15 audiências públicas em todas as regiões do Estado (disponível também na internet). O objetivo é viabilizar a valorização, produção, circulação, pesquisa e preservação dos bens culturais, além de ações de caráter educativo para a Arte e Cultura no Estado nas áreas de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares e Teatro.
O PROFICE possibilitará o acesso ao recurso de R$ 30 milhões para 2015. As inscrições terão início no dia 15 de Dezembro e seguem até o dia 13 de Fevereiro de 2015. Poderão apresentar projetos os agentes culturais domiciliados ou estabelecidos no Estado do Paraná há no mínimo dois anos e também pessoas jurídicas de direito privado, que tenham como objeto atividades artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Estado do Paraná há no mínimo dois anos. O governador Beto Richa destacou importantes atuações como a visitação recorde do Museu Oscar Niemeyer, o Festival de Teatro, a Virada Cultural, entre outros. “Um grande passo, manifestando o desenvolvimento e crescimento do Estado do Paraná” declarou Richa. O governador também declarou sobre a atuação e até persistência das pessoas ligadas à cultura para a concretização do edital, disponibilizando seu governo para que o mesmo seja cumprido. “Forte aliado que é o nosso governo”, finalizou o governador.
SERVIÇO: Para acessar a íntegra do edital clique aqui: www.cultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1234
Informações: Coordenação de Incentivo à Cultura: (41)3321-4733, 3321-4706, das 9h às 18h, ou pelo e-mail [email protected] www.cultura.pr.gov.br
Legenda: Osmar Carboni, presidente da APAP/PR, Beto Richa, governador do Paraná e Lucas Carboni.
Fotografia de: Katia Velo.