Com muita cor e temas florais a artista plática KATIA VELO realiza a exposição “Arabescos” , na Sala Verde do MAC- Museu de Artes de Cascavel, desde o dia 11 de agosto.
Esta exposição “Arabescos” participou de um processo de seleção do Programa de Exposições de 2008 realizado pela Coordenadoria de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Cascavel e por isso expõe suas obras na cidade.
Katia Velo integra a atual diretoria da APAP/PR e do Núcleo de Arte Edilson Viriato (CACEV), é colunista do Guia SJP, professora de arte, especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP. Possui em seu currículo nove exposições individuais (esta é a décima), além de mais de 50 coletivas.
As obras da série “Arabescos são de inspiração na arte Islâmica que por sua vez tem grande influência indiana, bizantina e chinesa. No princípio, realizava representações figurativas, mas aos poucos estas figuras foram abstraindo-se até formarem folhas e flores misturadas com letras desenhadas artisticamente, e hoje são denominamos “arabescos”.
Como comenta a artista “tenho dedicado todo o meu conhecimento e técnica adquiridos para a confecção de uma obra esteticamente bonita e culturalmente rica. Analisei os trabalhos da artista plástica Beatriz Milhazes pela busca da beleza e composição conceitual”.
Nos trabalhos em exposição, as obras consistem na pintura de motivos florais e arabescos, em forma de caleidoscópios feitos através de uma combinação inusitada de curvas, caracóis, flores e rococós. “As formas harmônicas atraem-me de modo surpreendente pelo encantamento e colorido”, declara Katia Velo.
Utilizando cores fortes e vibrantes, através de gestos definitivamente expressivos, a artista define sua obra como “um trabalho sem pretensões de engajamento vanguardista ou ideologias, apenas um devaneio, um trabalho totalmente hedonista, pois busco o prazer estético”.
Blanca Trevisan, artista plástica de Cascavel, que assessora a artista nesta exposição declara: … acompanho há algum tempo o trabalho da Katia Velo e testemunhei uma parte de sua trajetória artística. Ela sustenta a construção de suas obras, como que transformando o fluxo dos movimentos do pincel, em detalhes que se sobrepõe de maneira agradável, tanto pelas linhas como pelo colorido forte e objetivo. ARABESCOS, faz com que as pessoas parem, admirem e quem sabe até sonhem com um tempo mais colorido. Sua arte cria uma espécie de comentário, que com certeza é de alegria e otimismo. Para João Coviello, mestre em Filosofia e especialista em História da Arte pela PUC-PR, “a exposição Arabescos possui forte apelo ornamental, através de uma linguagem simbólica significativa, da alegria e da decoração rítmica”.
Para o secretário municipal da Cultura, Julio Cesar Fernandes, “sempre é bom ter em nossos espaços culturais exposição como esta, alegre e de uma presença marcante, fazendo os nossos dias ficarem mais positivos e também mais produtivos”, avalia.
As obras da artista Katia Velo podem ser visitadas de segunda a sexta-feira das 8 às 19 horas na Sala Verde do Paço das Artes, com entrada é gratuita, segue até 19 de setembro.
| Serviço: Exposição Arabescos
Sala Verde – Biblioteca Pública Sandálio dos Santos
| Segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
Rua Paraná, 2786 – Cascavel – Paraná
| Informações: (45) 3321-2121