GALERIA TEIX RECEBE EX-MORADORES DE RUA PRA TOUR

Galeria Teix recebe ex-moradores de rua para um tour guiado pela arte

A Galeria Teix recebe neste sábado, às 15 horas, trinta moradores do Condomínio Social de Santa Felicidade, unidade mantida pela Fundação de Ação Social que abriga ex-moradores de rua de Curitiba.

Eles participam de uma tarde na Galeria, para conhecer a exposição do ilustrador e artista plástico Rafo Castro, e também das atividades do grupo As Fiandeiras.

A galerista Jô Maciel sempre optou por ações que fortalecem a ideia de arte para todos, buscando constantemente desmistificar a imagem do artista inatingível. “A Galeria, por meio de variadas ações, fomenta a cultura e promove a formação de público para o consumo ou mesmo para a apreciação de arte”, diz.

Segundo ela, esta ação de sábado está dentro da visão especificada para a Galeria que é a de disseminar a arte, independente de nível social ou escolaridade. Jô e os artistas que integram a Galeria irão recepcionar o grupo e fazer uma visita guiada pelas obras.

As Fiandeiras – como parte da ação social, as integrantes do grupo As Fiandeiras entregarão kits de inverno de tricô e crochê, como gorros, sapatilhas e cachecóis, e também ‘vestirão’ a árvore em frente à Galeria com uma peça confeccionada por elas. A Galeria será o ponto de coleta de doações de agasalhos e lãs para As Fiandeiras.

O projeto reúne pessoas que fazem peças de tricô ou de crochê para idosos carentes, moradores de rua, enxovais de bebê para mães carentes e toquinhas para recém-nascidos em UTIs.

O grupo surgiu em 2013 e atualmente são 20 voluntárias que fazem as peças nas horas vagas e, uma vez por mês, se reúne para organizar as ações. As contribuições são voluntárias.

Condomínio Social – é um equipamento da Fundação de Ação Social, no bairro de Santa Felicidade, para atendimento de homens, entre 18 e 59 anos, ex-moradores em situação de rua de Curitiba.

O trabalho é feito em cogestão com os moradores, possibilitando gradualmente o fortalecimento da autonomia, independência e retomada de seus projetos de vidas.

Quem chega será encaminhado e recebe o acompanhamento necessário, conforme demanda identificada pela equipe profissional da FAS (emprego formal, cursos, documentos, saúde, visitas a diversos espaços culturais, construção e fortalecimentos de vínculos familiares, afetivos e/ou comunitários), para inserção profissional, familiar e social.