Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Bolsa Iberê Camargo

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição da Bolsa Iberê Camargo

Uma das principais bolsas de artes visuais do país, a Bolsa Iberê Camargo oferece, nesta edição, oportunidade de intercâmbio, aprendizado e aprimoramento a dois artistas brasileiros em residências no Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, e na Ecole des Beaux Arts de Rennes, na França

A Bolsa Iberê Camargo, uma das principais bolsas de artes visuais do Brasil, recebe até o dia 3 de agosto inscrições de artistas brasileiros que queiram aprimorar sua formação em residências no exterior. Para esta 7ª edição, a Fundação Iberê Camargo oferece a dois artistas a possibilidade de residência internacional no Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, e na Ecole des Beaux Arts de Rennes, na França.

Neste ano, as residências acontecem no período de 1º de outubro a 30 de novembro na universidade americana e de 1º a 30 de novembro na escola francesa. Para participar, os artistas devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.iberecamargo.org.br e enviar à Fundação Iberê Camargo um projeto a ser desenvolvido na instituição escolhida para residência, além de um dossiê sobre o candidato que contenha portifólio e currículo atualizado com comprovantes de participação em pelo menos três exposições, individuais ou coletivas. Serão priorizados artistas em processo de formação, com pelo menos quatro anos de produção sistemática em arte. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 17 de agosto de 2007.

A University of Texas at Austin é conhecida por seus programas de palestras e residências e abriga o Blanton Museum, um dos maiores museus do país, com mais de 17 mil obras, incluindo pinturas européias, arte americana e contemporânea, desenhos e algumas das principais coleções de arte latino-americana dos EUA. Já a Ecole des Beaux Arts de Rennes é uma tradicional instituição francesa que existe desde 1881 e oferece um conjunto completo e diversificado de ensino das artes. Por suas salas de aula, já passaram grandes nomes das artes plásticas da França, como o pintor Mathurin Méheut (1882-1958) e o escultor Jean Boucher (1870-1939).

A Bolsa Iberê Camargo é caracterizada como um importante meio para fomentar e enriquecer a produção de arte contemporânea no país, propiciando a residência de jovens artistas no exterior. As instituições selecionadas para a iniciativa são reconhecidas no universo artístico por sua excelência em ensino da arte e contribuição para a formação e o aprimoramento de estudantes, além de incentivar atividades de intercâmbio e aprendizado. A Fundação Iberê Camargo custeia as despesas de taxas e inscrição na escola, passagens aéreas de ida e volta, hospedagem e oferece também ajuda de custo de R$ 6 mil para o intercâmbio de dois meses nos Estados Unidos. Para a estada de um mês na França, a ajuda de custo é de R$ 8 mil, e o bolsista é responsável pelo pagamento da hospedagem.

Desde 2001, quando foi criada, a Bolsa Iberê Camargo já concedeu residências no exterior a nove artistas brasileiros. Eles tiveram acesso a instituições como o London Print Studio, em Londres, a Cité Internationale des Arts, em Paris, a Sala de Arte Público Siqueiros e Galeria Garash, na Cidade do México, o El Basilisco, em Buenos Aires e o Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos.

Oportunidades
O processo seletivo da Bolsa Iberê Camargo não beneficia somente os escolhidos para estudar no exterior. Os candidatos têm ainda a oportunidade de participar do projeto Artista Convidado no Ateliê de Iberê Camargo, produzindo gravuras em metal no ateliê do artista, em Porto Alegre, auxiliados pelo artista plástico Eduardo Haesbaert. Eduardo é coordenador do Ateliê de gravura da Fundação e foi gravador de Iberê Camargo nos últimos quatro anos de vida do artista. A bolsa também dará a dez artistas a chance de divulgarem seus trabalhos em reportagens no site da Fundação.

Bolsistas da Edição 2006
Na edição de 2006, os artistas escolhidos foram os paulistas Iara Freiberg e Wagner Malta Tavares. Formada em artes plásticas pela ECA/USP, Iara passou dois meses no espaço cultural El Basilisco, em Buenos Aires. Com o projeto Intervenção, a artista ocupou a capital argentina com impressões da cidade de São Paulo, espalhando na periferia de Buenos Aires desenhos da capital paulista em projeções de slides das obras sobre prédios antigos da região.
Wagner passou três meses no Art Institute of Chicago, nos Estados Unidos. Formado em Comunicação pela FAAP, ele é autor do projeto Choro, que envolve esculturas, performance e vídeo. Wagner trabalha neste projeto desde 2003 e na cidade americana dedicou-se ao desenvolvimento técnico da performance que compõe a obra.

Mais informações no site www.iberecamargo.org.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (051) 3028-4137.

Saiba mais sobre as instituições de ensino selecionadas:

Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin (www.utexas.edu)

Fundada em 1883, a University of Texas at Austin é reconhecida por sua força em pesquisa e programas multidisciplinares envolvendo estudos sobre América Latina, Ásia, África e Leste Europeu. O Departamento de Artes oferece cursos em arte, arte-educação, história da arte ocidental e não-ocidental. Fazem parte de suas atividades programas de palestras e de residências. Artistas e críticos de arte residentes interagem com estudantes da universidade, colaborando com trabalhos de outros artistas. A instituição também apresenta regularmente palestras públicas e seminários com professores visitantes.

Com um importante papel educativo e o objetivo de estreitar as relações da universidade com a comunidade de Austin, a instituição mantém o Blanton Museum of Art (http://blantonmuseum.org), que em 2005 inaugurou seu novo prédio. O museu possui uma coleção de mais de 17 mil obras, incluindo pinturas européias, arte americana e contemporânea, desenhos e umas das principais coleções de arte latino-americana dos Estados Unidos.

Ecole des Beaux Arts de Rennes (www.erba-rennes.fr/01Ecole/f_ecole.html)

A Ecole des Beaux Arts de Rennes é uma instituição de ensino superior administrada pela Prefeitura de Rennes, sob a tutela pedagógica do Ministério da Cultura. A escola atua em três campos: Arte, Comunicação e Design. Juntamente com outras escolas de Arte da Bretanha (Brest, Lorient e Quimper), a Ecole des Beaux Arts de Rennes oferece um conjunto completo e diversificado de ensino. São 35 professores (dos quais 28 em tempo integral) que, para o funcionamento dos ateliês, contam com dois assistentes, 17 estudantes-monitores e cinco agentes técnicos.

________________________________________

Renata Peppl

Porto Alegre, 13 de junho de 2007.

Neiva Mello
Assessoria em Comunicação
[email protected]
(51) 33881935 / 33315996 / 99737375

Rua Francisco Ferrer, 453 – sala 401
Bairro Rio Branco
Porto Alegre – RS
90420-140