ENDEREÇOS (IN) CERTOS DE DANIEL ESCUDERO EM EXPOSIÇÃO
O artista plástico DANIEL ESCUDERO inaugura no Espaço Cultural do BRDE a exposição individual de pintura na próxima quinta-feira dia 30
“Um dia descobri, que o tema que procurei durante tanto tempo, em tantos lugares, sempre estivera literalmente a meus pés”.
A partir de 2009, a obra principal de Escudero se desenvolve em torno das calçadas, e mais recentemente do asfalto de Curitiba, cidade onde reside.
A proposta para o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, é mostrar pela primeira vez, os trabalhos da série Endereços (In)Certos, em uma exposição pública, e de transmitir um pouco do encantamento do olhar estrangeiro ao se deparar com o das calçadas de pedra portuguesa.
O nome da exposição diz respeito ao nome das telas, que a partir de 2010 correspondem a um endereço certo ou presumido, onde o tema inspirador está localizado em Curitiba.
A fidelidade da pintura, com o endereço real de nossa cidade, pode ser conferida in loco, no endereço indicado no título da obra, ou – em alguns casos – até desde o satélite do Google Earth, ou serviços similares da Internet.
De alguma forma, todas as pinturas apresentadas são como um trompe-l’oil, onde a ortodoxia hiperrealista é quebrada por intervenções tais como, deslocamentos dos elementos da calçada, ou bem acréscimo de sombras para criam planos inexistentes e ilusão visual de tridimensionalidade.
E são precisamente essas intervenções que causam estranheza e chamam a atenção do observador, levando-o a um estado de paradoxo onírico em que, “existe alguma coisa errada, mas mesmo assim, o conjunto é muito convincente”.
Nota: Em simultâneo o artista realiza a mostra no Blue Tree Towers Curitiba
Endereços (In)Certos acontece em forma simultânea com a outra exposição individual de Escudero, “Equilíbrio Cromático” no Hotel Blue Tree Towers Curitiba (Rua Lamenha Lins, 71 – Centro), de 28 de Agosto a 10 de Outubro de 2012.
DO ARTISTA
Daniel Escudero nasceu nos arredores de Buenos Aires em 1955.
Filho e neto de ferroviários, não deu continuidade ao ofício da família; aprendeu a arte de preparar medicamentos, profissão que exerceu durante quatro décadas, na terra natal e no Brasil, para onde emigrou em 1979. Atualmente é artista plástico/designer, faz parte do Centro de Arte contemporânea Edílson Viriato.
Desenha e pinta desde a infância, mas eventualmente substituiu os pincéis pela escrita, achando o prazer de pintar com palavras, escrevendo pequenos textos literários, cujo imbróglio geralmente constrói e visualiza… enquanto pinta.
Mais prático do que teórico, mais intuitivo do que erudito, Escudero não faz segredos de sua criatividade, esmiuçando seu dia-a-dia no Facebook, mostrando a forma de trabalhar, técnica inovadora e forma de ver o mundo.
TÉCNICA
O diferencial da pintura de Escudero é o processo criativo, que inclui: fotografia, design, desenho/ sombreado em grafite e finalmente, a pintura, mormente aplicada na forma de velaturas (transparências); técnica elaborada que permite transparecer o desenho subjacente e as demãos anteriores, o que confere ao trabalho um inconfundível efeito visual.
PÚBLICO A QUE SE DESTINA
A mostra tem apelo popular e erudito. A pintura é figurativa e compreensível por todo tipo de público, inclusive por aquelas pessoas que afirmam não entenderem nada de arte.
Para estudantes e profissionais de artes visuais, o projeto “Endereços (In)Certos” tem o atrativo extra de um didatismo implícito; visto que, raramente podem ser vistas pinturas feitas quase que exclusivamente com velaturas. E por causa da técnica usada, as pinturas de Escudero são absolutamente transparentes, e essa transparência permite, que as pessoas mais observadoras, possam ver como o trabalho foi feito e aprender com isso. Havendo portanto, uma perspectiva de contribuição ao enriquecimento sociocultural da comunidade.
Serviço: ENDEREÇOS (IN)CERTOS de DANIEL ESCUDERO
Exposição de pinturas
Totalizando 18 pinturas, com tamanhos de 1 a 3 metros quadrados.
Coquetel de abertura: 30 de Agosto de 2012, de 19 às 22 horas.
Data de abertura: 30 de Agosto de 2012
Data de encerramento: 27 de Setembro de 2012
Horário: Segunda a sexta-feira de 12h30 a 18h30
Nome do Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Endereço: Av. João Gualberto 530, Curitiba – PR
Entrada: Gratuita
Censura: Livre
CONTATO com o artista plástico:
(41) 9822–0485 – ou (41) 9674 5281 (Dagmar)
[email protected]
http://www.facebook.com/dg.escudero