ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CRÍTICOS DE ARTE

6ª Bienal de Curitiba promove encontro da AICA

O evento será no dia 23 de outubro e reunirá críticos de arte de diversos países no MON

Curitiba, 14/10/2011 – No domingo (23), a 6ª VentoSul – Bienal Internacional de arte Contemporânea de Curitiba promove um encontro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), no Museu Oscar Niemeyer, a partir das 14h30. O evento, que integra a programação da Bienal, reunirá importantes nomes como a presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Lisbeth Rebollo Gonçalves, o presidente da AICA, Yacouba Konaté, a co-curadora da VentoSul, Adriana Almada, entre outros. As inscrições para o encontro são gratuitas e limitadas e devem ser feitas pelo site www.bienaldecuritiba.com.br/palestras

A programação inicia às 14h30 com a mesa-redonda “Impacto Local da 6ª Bienal de Curitiba” com os artistas e professores André Rigatti e Maria Cristina Mendes, a curadora convida da Bienal de Curitiba, Simone Landal e a professora Stephanie Dahn Batista, autora do livro Allgemeines Künstler Lexikon (Artists of the World throughout all Ages), editado pela Gruyter (Alemanha). A mediação será feita por Maria José Justino, que é professora de História da Arte, dedica-se à crítica de arte e faz parte da ABCA.

Em seguida, às 16h, terá a mesa redonda “As Bienais como espaços propositivos”. Participarão a presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Lisbeth Rebollo Gonçalves, o presidente da AICA, Yacouba Konaté, o vice-presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Liam Kelly e o presidente honorário da AICA de Paris e curador Henry Meyric Hughes. A co-curadora da Bienal de Curitiba, Adriana Almada, será a mediadora. Essa mesa será em inglês, com tradução simultânea.

A 6ª Bienal de Curitiba está aberta ao público até o dia 20 de novembro de 2011, com obras de mais de 80 artistas de 37 países dos cinco continentes. A programação geral inclui projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando os principais museus, centros culturais, ruas, praças e parques da cidade. Para conferir a programação completa e obter mais informações sobre visitas guiadas e mediadas, de bicicleta, de van e a pé, basta acessar o site www.bienaldecuritiba.com.br.

Sobre os palestrantes
Henry Meyric Hughes é curador, consultor, e escreve sobre arte. Seus projetos recentes incluem a curadoria de uma exposição-pesquisa, “Blast to Freeze: British Art in the Twentieth Century” para Wolfsburg e Toulouse (2002-03); o pavilhão do Chipre na Bienal de Veneza de 2003; e uma exposição itinerante de arte em Oslo, na Noruega (2005-06). É o Presidente Honorário da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) de Paris. Atuou como conselheiro da UNESCO e do Conselho Europeu e, atualmente, assessora museus e fundações em Bolonha, Budapeste, St. Etienne, Stuttgart e Praga.

Liam Kelly é Professor de Cultura Visual Irlandesa na Escola de Arte e Design da Universidade de Ulster, Belfast, na Irlanda do Norte. É formado em História da Arte Europeia pelo Instituto de Arte Courtauld, Universidade de Londres, e é Ph.D. pela Faculdade Trinity, Dublin. Foi curador de exposições individuais e temáticas na Irlanda, Austrália, EUA, França, Eslovênia, Cingapura e Hong Kong. Atualmente, é Vice-Presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), membro da diretoria e curador consultor da The Ormeau Baths Gallery em Belfast.

Lisbeth Rebollo Gonçalves é Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte e Vice-Presidente Internacional da AICA. É Professora Titular da Universidade de São Paulo, Brasil, ministrando disciplinas na Graduação e Pós-Graduação em Estética e História da Arte, e atuando como orientadora de mestrados e doutorados e supervisora de Pós-doutorados. Pesquisadora desde 1980, foi Diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, de 1994 a 1998 e de 2006 a 2010.

Yacouba Konaté é Presidente da Associação Internacional dos Críticos de Arte (AICA), e Pós-Doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade Sorbonne, de Paris. É Professor Titular de Filosofia na Universidade de Abidjan-Cocody, na Costa do Marfim. Desde 1977 é perito em desenvolvimento cultural da União Européia e dirige o departamento África da Fundação Paul Blachère. Foi Diretor do Instituto Superior de Artes e Iniciativa Cultural de Abdijan e é membro do Conselho Científico da Academia de Ciências, de Cultura e de Artes da África. Foi curador de diversas exposições, entre elas a 7ª Bienal de Arte Africana Contemporânea (Dak’Art) em 2006.

Ticio Escobar é Ministro da Cultura do Governo do Paraguai e curador geral da 6ª Bienal de Curitiba. Licenciado em Filosofia, Direito e Ciências Sociais, professor, crítico de arte, conferencista e jurado de salões internacionais de arte, é autor de inúmeras publicações sobre suas especialidades, recebeu prêmios em vários países, entre eles o de Crítico Latino-Americano da Seção Argentina, da Associação Internacional de Críticos de Arte e o prêmio Príncipe Claus da Holanda para Cultura e o Desenvolvimento. De 1999 a 2004 dirigiu o programa “identidades em trânsito” promovido pela Fundação Rockefeller.

André Rigatti vive e trabalha em Curitiba, é artista plástico e professor, Mestrando em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná. Participou de diversas exposições coletivas, dentre elas: Kutsu, AVA Galleria, Helsinki, Finlândia; 6ª Bienal de Curitiba; O Estado da Arte, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; Nova Arte Nova, Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo. Destacam-se suas exposições individuais no Museu Victor Meirelles, Florianópolis; Casa Andrade Muricy e Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Curitiba.

Maria Cristina Mendes é artista e docente dos cursos de Artes Visuais e Tecnologia da Fotografia na Universidade Tuiuti do Paraná. É doutoranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, onde também concluiu Mestrado em Comunicação e Linguagens. É especializada em História da Arte do Século XX e graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Tem experiência na área de artes com ênfase em Artes Visuais, atuando nos seguintes temas: história da arte, pintura e fotografia.

Simone Landal é curadora convidada da 6ª Bienal de Curitiba. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em história da arte do século XX, pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, é professora assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas áreas de História da Arte e História do Design. Foi responsável pela Divisão de Acervos Artísticos do Município de Curitiba de 1996 a 2002, quando realizou a curadoria de diversas exposições, atuando ainda como Diretora do Museu da Gravura Cidade de Curitiba de 2007 a 2009.

Stephanie Dahn Batista possui graduação e mestrado em História da Arte, Ciências Culturais e Ciências Políticas pela Westfälische Wilhelms-Universität, em Münster, Alemanha, e Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná e é autora do livro Allgemeines Künstler Lexikon (Artists of the World throughout all Ages), editado pela Gruyter (Alemanha). Tem experiência na área de Artes visuais atuando principalmente nos seguintes temas: história da arte, crítica de arte, artes visuais, corpo e gênero.

Maria José Justino é doutora em Estética e Ciências das Artes pela Universidade de Paris. Coordenou e implantou o Museu de Arte do Paraná – Palácio São Francisco, Curitiba (1987) e o MusA – Museu de Arte da UFPR (abril/2002). Publicou um importante estudo sobre a obra de Estela Sandrini, O sensível devaneio da racionalidade. Atualmente é professora da História da Arte na EMBAP, dedica-se à crítica de arte e faz parte da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte).

Adriana Almada é crítica de arte, escritora, editora e curadora independente. É presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte – Seção Paraguai. Foi membro da equipe curatorial do Centro Cultural de la Ciudad (Assunção, 2003-2006), diretora executiva do Faro para las Artes (Assunção, 2004-2006) e criadora do Salón de Arte Joven La Nación, do qual foi diretora das três primeiras edições (1996, 1998 e 2000). Foi coordenadora da Mostra IberoAmericana da IV Bienal de Valência (Espanha, 2007). É correspondente em Assunção da revista Arte al Día Internacional. Também publicou numerosos artigos sobre arte e cultura, com mais de trinta títulos no campo das artes visuais, literatura e ciências sociais. É co-curadora da 6ª Bienal de Curitiba.

Serviço: Encontro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA)
Dia 23 de outubro (domingo)
Das 14h30 às 18h
Local: Auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba – PR)
Inscrições gratuitas e limitadas pelo site www.bienaldecuritiba.com.br/palestras

6ª VentoSul – Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba
Promoção: 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba
Parceria: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Museu Oscar Niemeyer, ABCA, Embap, FAP, Deartes-UFPR, UTP, PUC e UP.
Realização: Lacuna Arte e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Patrocínio: Tiisa
Parceria internacional: AICA, The Getty Foundation, Mondrian Foundation e AICA PY.
Apoio: Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura de Curitiba.

Postado por Alice Varajão, jornalista – Diretora de Conteúdo do site
www.apap.com.br