Bienal de Curitiba promove conversa com o curador americano Royce Smith na Belas Artes
Amanhã quinta (19), às 16h, a Bienal Internacional de Curitiba realiza uma conversa com o professor de arte americano Royce Smith, que participou como curador da Bienal de Havana e Bienal de Assunção, Paraguai. A conversa acontece na sala 24 da Unespar – EMBAP e tem entrada gratuita.
Royce foi convidado a participar da Bienal de Curitiba e, juntamente com a cubana Dannys Montes de Oca, selecionou obras dos fotógrafos que estão em exposição na Secretaria de Estado da Cultura. Royce Smith é professor associado de História da Arte e diretor da School of Art, Design and Creative Industries na Wichita State University (EUA). Ele também é curador oficial da Bienal de Assunção, no Paraguai. Juntamente com Dannys Montes de Oca, ele curou \”Entre, Dentro, Fuera\”, como uma parte da 12º Bienal de Havana. É curador convidado da Bienal de Curitiba.
Sobre a Bienal
A Bienal Internacional de Curitiba completa 22 anos em 2015 e se consolida como um dos eventos mais importantes do circuito mundial. Nesta edição, a Bienal prioriza a arte que vai para as ruas, com ações que não se restringem aos museus, centros culturais e galerias, mas que ganham o espaço urbano. Tem curadoria geral do crítico de arte Teixeira Coelho e acontece na capital paranaense entre os dias 3 de outubro e 6 de dezembro com obras de artistas dos cinco continentes em mais de 100 espaços da cidade. Toda a programação é gratuita, exceto pelas exposições no Museu Oscar Niemeyer que segue as tarifas do museu (R$ 9 e R$4,50).
Publicações
Com o início do evento, o guia com a programação da Bienal será distribuído nos espaços expositivos e em diversos pontos da cidade. O site oficial também incluirá toda a programação e as informações gerais. Os catálogos da Bienal Internacional de Curitiba e do Festival de Cinema contêm informações detalhadas de todos os artistas e obras e poderão ser adquiridos a partir de outubro. O guia e o catálogo da Bienal são editados pela Arte e Letra.
Patrocínio
O Ministério da Cultura apresenta a Bienal Internacional de Curitiba 2015, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio master da UEG Araucária e patrocínio do BNDES, Petrobras, Sanepar, Scania e BRDE. Tem copatrocínio da Barigui Financeira, Sesi FIEP, Monreal Construtora e Pátio Batel. Tem o apoio da APAP-PR e o apoio internacional da Fundação Japão, Consulado Geral do Japão, Embaixada da Argentina, Consulado da Argentina, Instituto Goethe, Prefeitura de Columbus, Prefeitura de Cracóvia, Embaixada da Itália, Consulado Geral da Itália, Instituto Italiano de Cultura, Centro Cultural Coreano no Brasil e Consulado Geral da República da Coréia, Embaixada do México, Embaixada da Suécia, Wichita State University, Fulbright, Consulado de Israel, Goethe Institut.
Promoção
A Bienal é uma promoção da RPC TV e do jornal Gazeta do Povo.
Serviço: Conversa com Royce Smith
Data: 19/11 às 16h
Local: Sala 24 da Unespar – EMBAP (Rua Comendador Macedo, 254) – 2 andar
Entrada gratuita
Redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube
Informações: www.bienaldecuritiba.org
Royce Smith