A Secretaria Municipal de de Esporte e Cultura realiza a exposição Festa de São Sebastião de Fernanda Castro na GALERIA ONDAS DO YAPÓ
A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, e Galeria Ondas do Yapó convidam para a exposição Individual: FESTA DE SÃO SEBASTIÃO de Fernanda Castro.
A exposição fotográfica Festa de são Sebastião de Fernanda Castro de 13/10 a 18/11- na Galeria Ondas do Yapó apresentará 12 fotos que relatam a festa de São Sebastião. Esse evento ocorre anualmente no dia 20 de janeiro, na comunidade quilombola denominada Sítio dos Pretos, entre Jaguariaíva e Arapoti. Segundo Fernanda, neste evento ocorre uma procissão para a qual algumas pessoas realizam pinturas a partir da imagem de São Sebastião. Posteriormente estas pinturas são fixadas em um mastro, o qual permanecerá no local até a próxima festa. A exposição resgata a tradição local, ressalta a união entre as famílias e demonstra a força desta comunidade.
Pretende-se com essa exposição, unir-se as comemorações da Semana da Consciência Negra. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, desde a década de 1960, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Além das fotos, a exposição contará com um breve depoimento da artista sobre a produção e sua participação do EDITAL de exposições 2010 da SEC.
Texto de apresentação:
Na comunidade do Sítio dos Pretos, entre Jaguariaíva e Arapoti, em todo 20 de janeiro de cada ano, os dias nascem coloridos e especiais. A reverência está no ar, na natureza, no coração das pessoas.
Nesta data comemora-se o dia de São Sebastião, que foi açoitado até a morte a mando do imperador romano Diocleciano, em 20 de janeiro de 288, por manifestar sua fé cristã e seu humanismo.
Por essa mesma fé, recebera duro castigo anterior amarrado a uma árvore, fora alvejado por flechas lançadas pelos soldados, mas sobreviveu. O martírio ganhou forma na iconografia, transformando-se na imagem reproduzida através dos séculos.
É o santo protetor da pequena população do Sítio dos Pretos.
Os devotos habitantes do local desenham o sacrifício do mártir.
A pintura é levada à procissão pelos fieis que também carregam imagens de outros santos. Mais tarde os desenhos de São Sebastião são pregados em toscos mastros para enfeitar o lugar.
Quando acontece de 20 de Janeiro cair num fim de semana, é comum o comparecimento daqueles que se mudaram para cidades distantes ou próximas. Eles voltam movidos pela fé e alegria do reencontro com seus parentes.
A festa celebrando um dia de luto, ocorrido séculos e séculos atrás, surge como um contraponto na vida a morte silenciou a voz de um santo, mas não conseguiu cobri-lo de esquecimento.
São Sebastião mantém-se como exemplo de piedade e fé na pequena localidade de Sítio dos Pretos.
Zeca Corrêa Leite
_______________________________________________________
VISITAÇÃO 13 de Outubro a 18 de Novembro de 2011
Segunda a Sexta:
8h às 11h30 / 13h às 17h30
Local- Galeria Ondas do Yapó
Teatro Bento Mossorunga
Pç. Manoel Ribas, 43 – Centro- Castro- Paraná
(42) 3906- 2132