Bienal do Mercosul anuncia nova diretoria
Patrícia Fossati Druck assume a presidência da gestão 2012/2013
Na próxima sexta-feira, 25 de maio, toma posse a nova presidente da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, a jornalista e relações públicas Patrícia Fossati Druck. Na ocasião, a presidente vai apresentar os nomes que vão compor a nova diretoria, que terá a missão de conduzir os trabalhos para a realização da 9ª Bienal do Mercosul, em 2013. A posse acontece em evento para convidados, às 18h40min, no auditório da Fundação Iberê Camargo, com a presença do presidente do Conselho de Administração da Fundação Bienal, Dr. Jorge Gerdau Johannpeter e demais conselheiros. Durante a cerimônia será realizada também uma homenagem à diretoria da 8ª Bienal do Mercosul, que foi presidida pelo empresário Luiz Carlos Mandelli.
Patrícia Fossati Druck foi diretora adjunta da 8ª Bienal do Mercosul, ocorrida em 2011. È Conselheira do MAC-RS – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e Patrona da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Colecionadora de arte, frequenta o circuito artístico mundial, participando de feiras, bienais, exposições e outros eventos culturais. É consultora de marketing e comunicação, jornalista e relações públicas com Mestrado em Administração de Empresas pela Boston University e Mestrado em Comunicação pela PUCRS. É também alumni da Harvard Business School, INSEAD e Singapore University. “Tenho orgulho de estar à frente da diretoria que vai conduzir a realização da próxima edição da Bienal do Mercosul. A nossa Bienal é reconhecida por seu caráter inclusivo e pedagógico, além de ser um evento que possui um caminho próprio, com destaque, charme, frescor e ascensão no cenário artístico mundial. Queremos que os próximos dois anos sejam de muito trabalho e dedicação, para fortalecer as bases da Instituição e promover uma Bienal inovadora e ampla, com repercussão em todo o Rio Grande do Sul, no Brasil e no exterior”, afirma a futura presidente.
A eleição da nova diretoria da Fundação Bienal do Mercosul marca o início dos trabalhos para a realização da 9ª edição da Bienal, prevista para acontecer entre os meses de setembro e novembro de 2013, em Porto Alegre. O próximo passo é a escolha do curador-geral da próxima Bienal, cujo processo está sendo finalizado com o apoio de um comitê formado por ex-curadores e Conselheiros.
O novo vice-presidente é o empresário Renato Rizzo, que participa da diretoria da Bienal desde a 4ª edição do evento. A diretoria para a gestão 2012/2013 está formada por nove membros eleitos pelo Conselho de Administração da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, além de um diretor convidado. Todos trabalham de forma voluntária. Quatro dos membros da nova diretoria participam da gestão da Bienal pela primeira vez e alguns dos diretores veteranos assumiram responsabilidades distintas das suas funções anteriores – caso do vice-presidente, que era responsável pela diretoria de Espaços Físicos e agora absorve as duas funções.
A gestão também é marcada por uma inovação nas áreas de atuação de cada diretor: foram criadas novas áreas como Governança, Sustentabilidade e Logística, com forte ênfase no desenvolvimento da estrutura interna da Fundação. O relacionamento com instituições culturais, governos e empresas também é uma das preocupações da nova diretoria, que vai atuar para uma melhor aproximação com todos os seus públicos.
A diretoria está empenhada, ainda, em aplicar um projeto de ação continuada que envolve as áreas de educação e acervo da Fundação Bienal. O projeto de cultura digital – previsto para ser iniciado no segundo semestre de 2012 – tem em vista a reestruturação completa do website da Instituição, incorporando a criação de um portal educativo interativo na internet e a digitalização dos catálogos das primeiras quatro bienais, que serão disponibilizados na Biblioteca Virtual do novo site.
Outra novidade nessa gestão é que seis ex-diretores formam um Comitê Consultivo e atuarão como facilitadores da diretoria, auxiliando em todos os processos. São eles: Beatriz Bier Johannpeter, Justo Werlang, Renato Malcon, Gaudêncio Fidelis, Anete Abarno e Roberto Schmitt-Prym.
Dessa forma, a diretoria é composta pelos seguintes nomes:
Patricia Fossati Druck – Presidente
Renato Nunes Vieira Rizzo – Vice-presidente e Diretor de Espaços Físicos
André Jobim de Azevedo – Diretor Jurídico e de Relações Institucionais
Claudia Helena Plass – Diretora de Logística
Egon Kroeff – Diretor de Comunicação e Marketing
Heron Charneski – Diretor de Sustentabilidade e do Núcleo de Documentação e Pesquisa
José Paulo Soares Martins – Diretor de Captação
Maria Cecília Medeiros de Farias Kother – Diretora-conselheira
Mathias Kisslinger Rodrigues – Diretor Administrativo-financeiro e Governança
Bernardo José de Souza – Diretor Adjunto
Beatriz Bier Johannpeter – Ex-vice-presidente facilitadora
Justo Werlang – Conselheiro e Ex-presidente facilitador
Renato Malcon – Conselheiro e Ex-presidente facilitador
Anete Abarno – Ex-diretora e facilitadora
Gaudêncio Fidelis – Ex-diretor e facilitador
Roberto Schmitt-Prym – Ex-diretor e facilitador
A renovação do quadro de diretores a cada dois anos agrega valores permanentes aos processos da Bienal do Mercosul e, ao mesmo tempo, forma e qualifica agentes que possam atuar voluntariamente na área da cultura. A proposta visa a aumentar a participação da comunidade na Instituição, ampliando suas condições de continuidade.