Assembléia Geral de Artes Visuais
Buscando atender a convocatória da Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura Funarte/MINC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC/MINC) e aproveitando a situação para dar início a um processo de arregimentação política no campo da arte local e nacional, a classe de artes visuais do Paraná convida a toda a sociedade civil organizada para participar da Assembléia Geral de Artes Visuais, prevista para o dia 09 de dezembro de 2009, quarta-feira, às 19 horas, no Moinho Rebouças, sede da Fundação Cultural de Curitiba. A Assembléia será conduzida por uma mesa diretora formada por agentes vinculados à Funarte e ao Colegiado de Artes Visuais, a saber: Ricardo Resende (Diretor do Centro de Artes Visuais da Funarte), Newton Goto e Luiz Vidal (ambos membros do Colegiado de Artes Visuais). A pauta central da Assembléia consiste na eleição de três representantes da classe artística do Estado do Paraná para futura atuação junto ao Colegiado de Artes Visuais e CNPC. A representação, que não é remunerada, será exercida no período de 2010 a 2011, sob orientações do Regimento Interno do Colegiado de Artes Visuais/CNPC/MINC. A eleição será presencial. Terá direito à participação e voto qualquer cidadão brasileiro com dezoito anos ou mais e que seja residente neste Estado.
A candidatura para concorrer a uma das três vagas de representação está aberta a qualquer pessoa do circuito de arte do Paraná que tenha dezoito anos ou mais, resida neste Estado e tenha pelo menos cinco anos de atuação no circuito, seja como artista, pesquisador, crítico ou qualquer outra atividade de relevância para a dinâmica deste campo profissional. As inscrições para candidatos são individuais, e não através de chapas. Os candidatos deverão se inscrever pessoalmente no local, dia e horário da própria Assembléia. A distribuição das três vagas é a seguinte: 1 (uma) vaga para representante do interior do Estado do Paraná e mais 2 (duas) vagas abertas para todo o Estado (interior ou capital). Na ausência de candidatos para a vaga específica do interior, as três vagas tornam-se abertas para todo o Estado.
– Os candidatos deverão apresentar no local um currículo sucinto (10 linhas), uma carta de intenção de sua autoria (10 linhas), e fazer uma breve apresentação verbal sobre sua candidatura.
Serviço: Assembleia Geral de Artes Visuais.
PAUTA: Eleição de três representantes da classe artística do Estado do Paraná para futura atuação junto ao Colegiado de Artes Visuais
Data: 9 de dezembro de 2009, quarta-feira, início às 19 horas
Local: Moinho Rebouças, sede da Fundação Cultural de Curitiba
Rua Engenheiros Rebouças, 1732, Bairro Rebouças, Curitiba PR
Coordenação de Artes Visuais: (041) 3321-3221.
Observações complementares:
“As Câmaras Setoriais de Cultura são órgãos consultivos vinculados ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e têm por finalidade principal a consolidação de um canal organizado para o diálogo, a elaboração e a pactuação permanentes entre os segmentos das artes e o Ministério da Cultura. Constituem um canal inédito de debate em torno de estratégias e iniciativas de responsabilidade partilhada entre os representantes da Sociedade Civil e o Poder Público, com vistas ao pleno desenvolvimento cultural do País.” (http://www.cultura.gov.br)
– Câmaras Setoriais / Ministério da Cultura
http://www.cultura.gov.br/site/categoria/politicas/gestao-cultural/camaras-setoriais/
– Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) / Artes Visuais
http://www.cultura.gov.br/cnpc/colegiados-setoriais/artes-visuais/
– Documento com propostas do Colegiado de Artes Visuais elaborado em 2005:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/10/relatorio-pnc-das-artes-visuais.pdf
www.anpap.org.br
______________________