APAP-PR PERDE JAN BOGUSLAWSKI

Faleceu nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro de 2010 o artista plástico JAN BOGUSLAWSKI, filho de poloneses, nascido na Alemanha. Veio para o Brasil aos cinco anos de idade. Residiu temporariamente no Rio de Janeiro e Santa Catarina, fixando residência em Curitiba. Aos 12 anos começou a trabalhar com pintura, fazendo cartazes para os cinemas da cidade, onde retratava os artistas dos filmes
1962-Começou a participar de exposições coletivas ao ar livre, que se realizavam na Travessa Oliveira Bello, em Curitiba.
1967-Foi para a cidade de Santos-SP, ainda trabalhando em cinemas, onde começou a participar mais ativamente de movimentos de Artes Plásticas. Depois de muitas pesquisas no estilo e cores, começou a trabalhar profissionalmente como artista, desenvolvendo o tema “crianças” com o qual se identificou completamente. A pintura sugere região remota indefinida, povoada por crianças mediativas que não sorriem nunca.
Estas crianças estão inseridas em paisagens imaginarias do artista que busca a eterna alegria inocência e esperança em sua obra. Estas crianças estão sempre em estado de meditação. Transmitem ternura e pureza dentro de um mundo particular e interior de cada indivíduo.
Jan identifica-se com suas paisagens e crianças e, acredita que através deste trabalho contribui para que as pessoas possam enxergar o mundo, em que vivemos, de uma forma mais terna e sensível.
1975-Tendo participado e varias exposições coletivas fez a sua exposição individual no Clube XV de Santos, inaugurando a Galeria de Arte e continuando a expor em varias Galerias. Alguns anos depois, voltou a Curitiba, continuando sua carreira de artista plástico, participando de diversas exposições coletivas..
1985-Participou de uma exposição itinerante patrocinada pelo Governo Polonês e o Museu de Varsóvia, reunindo artistas poloneses radicados em outros países, como na América Latina,EUA e Europa ,sendo o único representante do Brasil .Tem trabalhos expostos permanentemente em Galerias de Arte de Curitiba, interior do Paraná, São Paulo e Interior, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraguai. Jan e autodidata, trabalha com publicidade e ,alem do tema “Crianças”, se dedica a pintura de retratos