André Malinski usa outdoors para apresentar o projeto “Deus mora nos detalhes”

O artista plástico André Malinski espalhou pela cidade trabalhos que têm como suportes outdoors em áreas de grande circulação da população. O projeto Deus mora nos detalhes, viabilizado por meio do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba, usa recortes de imagens de santos populares para criar um contraste com o caos visual dos anúncios comerciais. A intenção do artista é intrigar o espectador e levá-lo a resgatar memórias de outros lugares e tempos.

Ao chamar a atenção pela familiaridade e conseqüente identificação do ícone religioso com apenas alguns segmentos dessas imagens, as obras oferecem alívio aos olhos. André Malinski trabalha com o conceito do sagrado no limiar do profano e seus trabalhos podem ser vistos como grandes “retalhos espirituais”, que fazem parte de uma colcha a ser costurada. As obras-retalhos alteram a divindade atribuída às imagens, provocam novas leituras, destacam o lúdico e oferecem gratuitamente aos que passam um pouco de amplidão, em locais repletos de referências comerciais.

A série de outdoors teve início na Rua Ubaldino do Amaral, esquina com Rua XV de Novembro, de 7 a 20 de junho. Depois, esteve em cartaz, de 21 de junho a 4 de julho, na Rua Martim Afonso, próximo à Rua Brigadeiro Franco. O terceiro outdoor estará na Rua Alferes Poli, próximo à Avenida Iguaçu, de 19 de julho a 1º de agosto. No período de 13 a 26 de setembro, as obras podem ser vistas na Rua 24 de Maio, nas proximidades da Avenida Visconde de Guarapuava, e na Rua Martim Afonso, perto do Supermercado Condor. Finalmente, de 27 de setembro a 10 de outubro, intervenção na Avenida Almirante Tamandaré, esquina com a Rua Itupava.

O projeto Deus mora nos detalhes, que também envolve vídeos e quadros dos recortes de imagens de santos impressas em tecido com bordados, culmina com uma exposição que acontecerá no Salão Paraná do Memorial de Curitiba, de 23 de setembro a 23 de novembro.

O curador do evento, Marco Antonio Teobaldo, destaca que o projeto gera questionamentos sobre a sociedade de consumo, quando “André Malinski recorta cirurgicamente determinados elementos das imagens de santos populares e os converte em novas cenas, que são ampliadas e dispostas como que estivessem em um templo. Do lado de fora, o artista envolve a multidão do caos urbano com o seu humor, onde substitui os anúncios de propagandas por suas obras.” Ainda, segundo o curador, “o que era imperceptível se tornou importante e é por esta razão que o artista nos faz crer que, se o divino existe, certamente ele mora nos detalhes”.

O artista – Aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, de 1984 a 1987, André Malinski integrou o Ateliê Livre Edílson Viariato, nos períodos de 1999 a 2002 e de 2005 a 2006. Em 2002, freqüentou o Seminário de História da Arte Contemporânea, comandado por Rodrigo Naves. No ano seguinte, participou do projeto 8 Semanas de Arte, da Fundação Cultural de Curitiba, sendo selecionado por Ivo Mesquita, Moacir dos Anjos e Paulo Herkenhoff para visita em seu ateliê.

Entre as diversas premiações do artista destacam-se o Prêmio Aquisição 38° Salão de Arte Contemporânea (2006 – Piracicaba/SP – obras em acervo), Grande Prêmio Viagem a Paris (França) do VI Salão Graciosa de Artes Plásticas (2003 – Curitiba/PR), Prêmio Aquisição 5º Salão de Arte Religiosa – PUC (2001 – Curitiba/PR – obras em acervo), Grande Prêmio Viagem a Nova Iorque (EUA) do II Salão Graciosa de Artes Plásticas (2000 – Curitiba/PR – obras em acervo), Acervo Geral de Artes Plásticas do Centro Cultural Brasil – Espanha (2000 – Madri/Espanha) e Prêmio Aquisição 28º Salão de Arte Contemporânea (2000 – Santo André/SP – obras em acervo).

Serviço:

Projeto Deus mora nos detalhes, do artista plástico André Malinski

Obras em outdoors em diversos pontos da cidade, até 10 de outubro.

Exposição no Salão Paraná do Memorial de Curitiba (Rua Claudino dos Santos, 79 – Setor Histórico), de 23 de setembro a 23 de novembro de 2008.

Entrada franca