Na terça-feira, dia 22 de maio, a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba recebeu o PRÊMIO ABCA DESTAQUE da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). A solenidade de premiação aconteceu no Teatro do SESC da Vila Mariana na cidade de São Paulo. O diretor geral da Bienal de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira, recebeu o prêmio representando a Comissão Organizadora da Bienal.
A ABCA premia anualmente os destaques entre críticos, artistas, pesquisadores, curadores, personalidades que apóiam as artes, exposições, publicações e instituições atuantes no cenário nacional.
A Bienal de Curitiba foi destacada pelas ações de sua 6ª edição que ocorreu em Curitiba e algumas atividades foram levadas às cidades de Florianópolis (SC), Londrina (PR), Cascavel (PR), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
Estiveram presentes na solenidade os homenageados, a Diretoria da ABCA, o Seretário de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, diretores de museus, críticos de arte, jornalistas e personalidades da área cultural vindas de diversas regiões do país.
A 6ª Bienal de Curitiba aconteceu entre os dias 18 de Setembro e 20 de Novembro e reuniu obras de mais de 80 artistas de países dos cinco continentes. A programação geral da Bienal de Curitiba incluiu projeto educativo, palestras, mesas-redondas, cursos, oficinas, mostra de filmes, performances e interferências urbanas, ocupando 67 espaços da cidade da cidade.
A galeria da APAP, Sala Osmar Chromiec, apresentou obras do artista japonês Tatzu Nish, que utilizada o pseudônimo Tatzu Rors, integrando a programção geral da Bienal de Curitiba.
http://www.abca.art.br/
http://www.bienaldecuritiba.com.br