Confinamento Urbano

Confinamento Urbano

As obras expostas da Artista Ilka Passos apresentam animais em risco de extinção e a expansão urbana.
Ilka é natural de Joaçaba-SC e reside em Curitiba desde os cinco anos. Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Arte na Faculdade de Artes do Paraná. Inicialmente começou a sua trajetória artística com pintura e cerâmica na Biblioteca Pública do Paraná ainda criança. Alguns anos depois, fez curso de Desenho e Pintura no Museu Alfredo Andersen sob a orientação de Alberto Massuda. No Solar do Rosário, realizou aulas de pintura em tela com Carla Schwab e História Social da Arte com a Profª Maria Cecília de Noronha. Em sua trajetória artística participou de várias exposições coletivas e Salões de Arte: Arte Mística na Ordem Rosacruz – AMORC, onde recebeu Menção Honrosa e
três Salões de Arte consecutivos promovidos pela Câmara Municipal de Curitiba e exposições individuais, Espaço de Arte A Fábrika e na Galeria Teix.
A exposição “Confinados Urbanos” reúne trabalhos com tema ambiental feitos em técnica mista, que incluem colagem e pintura acrílica, tendo como foco os animais silvestres ameaçados pela urbanização. Em cada tela está um animal silvestre brasileiro mencionado no Livro Vermelho, que trata das espécies ameaçadas da fauna brasileira. “Como podem ver, uso de várias técnicas na composição de meus trabalhos mas o tema é sempre vida e meio ambiente” , destaca a artista plástica Ilka Passos.
Período: 27 de Abril a 23 de Maio de 2014
Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do
Paraná – APAP/PR
Salas Osmar Chromiec e Poty Lazzarotto