Bienal Internacional de Curitiba 2013

Bienal Internacional de Curitiba 2013

APAP/PR na BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA

A APAP/PR apresenta a exibição da vídeo performance “The Sleep of Reason Produces Monsters” da artista australiana Jill Orr.

Jill Orr é um artista performático australiano icônico que usa imagens para traçar paralelos com e aludem a discursos políticos , sociais e pessoais . O sono da razão produz monstros – Goya é ao mesmo tempo uma documentação e extensão do desempenho de Orr 2002, Artspace em Sydney. O título do seu trabalho foi elaborado a partir de uma tarde gravura do século 18 pelo artista espanhol Francisco Goya. No mundo post-9/11 , o título de Goya ressoou com Orr e ela usou-o como um ponto de partida para informar seu desempenho.

Desempenho de Orr foi uma resposta catártica para os terríveis acontecimentos de 11 de Setembro ea subsequente participação da Austrália na guerra contra o terror ‘ . O público foi presenteado com extremos emocionais e sensoriais . Uma tonelada de carne, ossos de animais de sangue despejados no espaço de atuação tornou-se um parque de horrores abjetas . Orr, o único artista, maníaco escorregou entre os papéis , transformando-se em açougue e cirurgião, morto e assassino, humana e animal. Ela realizou procedimentos grotescos , criando um cenário de efígies de carcaça atormentados sugestivos de origem humana e animal. Estes corpos esculturais feias serviu como uma metáfora para a , e lembrança de , as realidades da guerra .

No trabalho de vídeo movimentos de Orr estão atrasadas e repetido; fantasmas de dança ao lado de movimento e criar uma imagem em movimento complexo e multi- camadas. Som age como um dispositivo para sacar o espectador passado a barreira do ecrã e para dentro da intensidade do desempenho original .

Data: 31 de Agosto a 1º de Dezembro
Galeria da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná
Horário de visitação: 14h às 17h (3ª a 6ª feira) e 10h às 13h (sábado e domingo)
Local: Av. Jaime Reis, s/n Sala 07 I São Francisco – Tel.: (41) 3232-0408. Ingresso: Gratuito

*** Vídeo da artista premiada australiana Jill Orr.